29°C
Overcast clouds

Avenida Paulista completa 130 anos e ganha programação cultural

A Avenida Paulista completa hoje (8) 130 anos. Para celebrar, as sete instituições culturais instaladas na região fazem um circuito de atrações que vai até domingo (12).

Inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, a Avenida Paulista fica em uma das regiões mais elevadas de São Paulo, chamada de Espigão da Paulista.

Atualmente, o polo econômico tornou-se também centro cultural e de entretenimento – são quase três quilômetros de extensão e sete grandes centros culturais e museus. Todos participam do circuito em homenagem à aniversariante: a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, Museu de Artes de São Paulo (Masp) e Serviço Social do Comércio (Sesc). A programação completa pode ser vista na página do evento

Confira abaixo os destaques:

Instituto Moreira Salles (IMS) Paulista

Palestra online com Andrea Ronqui –  mestre em estética e história da arte pela USP – está programada para hoje. Para marcar os 130 anos da Avenida Paulista, o evento fala sobre a história de sua criação, as mudanças que a transformaram na avenida de hoje e alguns episódios importantes durante esse período. Transmissão ao vivo pelo YouTube do IMS e Facebook do IMS.

Horário: das 18h às 19h30 (gratuito)

Japan House

Bingo infantil presencial no domingo (12). As crianças terão a oportunidade de conhecer e se familiarizar com palavras, objetos e conceitos da cultura japonesa de forma lúdica e divertida.

Horários: 11h, 14h30 e 16h30 (senhas serão disponibilizadas na recepção uma hora antes de cada atividade).

Casa das Rosas

Brincadeira infantil no domingo (12), em que crianças e familiares são convidados a participar de atividades educativas no Jardim da Casa das Rosas, voltadas à poesia e ao tema do patrimônio cultural. O objetivo é apreciar poemas “pescados” durante brincadeira na fonte no jardim e refletir sobre a Casa das Rosas e a história de São Paulo por meio de um jogo da memória.

Horário: das 10h às 12h (sem necessidade de inscrição prévia)

Itaú Cultural

Ocupação Benjamim de Oliveira – exposição presencial mergulha no universo do circo no Brasil entre os séculos 19 e 20, a partir da história de Benjamim de Oliveira, que fortaleceu a introdução da linguagem teatral no circo, atuou em filmes e gravou discos. A mostra reúne cerca de 120 peças, entre jornais da época, fotografias, objetos circenses originais, livros, documentos e fonogramas..

Horário: de terça a domingo, das 11h às 19h, até 27 de fevereiro de 2022.

Sesc Avenida Paulista

Monumento virtual de luto – performance online e presencial traz uma chama eterna e ininterrupta em memória aos mortos, que permanecerá acesa durante um ano. A chama está instalada no Sesc Avenida Paulista e é transmitida ao vivo pelo site A Extinção É Para Sempre.

Pessoas de diversas partes do mundo são convidadas a se inscrever no site para compartilhar sua própria chama, compondo um chamado internacional ao luto, à pausa e à dignificação de cada perda.

Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30, até 25 de maio de 2022.

Centro Cultural Fiesp

Era Uma Vez o Moderno [1910-1944] – exposição gratuita presencial reúne diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais que fizeram parte da implantação da arte moderna no Brasil. Com mais de 300 obras e documentos, a mostra faz o público revisitar três décadas dessa história e conhecer as produções dos autores e pensadores que participaram da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Horário: de quarta a domingo, das 11h às 20h, até 29 de maio de 2022.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp