29°C
Overcast clouds

BNDES financia dois parques eólicos no Rio Grande do Norte

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou dois financiamentos para a construção dos parques eólicos Ventos de Santa Martina 01 e Ventos de São Januário 23, localizados nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Ruy Barbosa, no Rio Grande do Norte. O valor do crédito será de R$ 417 milhões.

Os dois parques eólicos somam 121,8 MW de capacidade instalada e produzirão energia equivalente ao consumo de 242 mil residências, gerando 775 empregos diretos e indiretos. Os empreendimentos pertencem ao grupo Casa dos Ventos e fazem parte do Complexo Eólico Rio do Vento, que já tem a primeira fase em construção e, quando em plena operação comercial, superará a marca de 1 GW, tornando-se um dos maiores complexos eólicos do mundo.

A geração de energia eólica, limpa e renovável destes dois novos parques evitará que o equivalente a 1,3 milhão de toneladas de gás carbônico em gases de efeito estufa sejam emitidos anualmente na atmosfera. E para se ter ideia dos benefícios da energia não poluente, estudos estimam que para neutralizar essa quantidade de gás carbônico seria necessário o plantio de 9 milhões de árvores.

Ao longo das obras, quase três quartos dos recursos financiados pelo BNDES serão empregados na aquisição de aerogeradores nacionais – equipamentos que convertem a energia dos ventos em eletricidade. Os demais investimentos envolverão obras civis, sistemas de eletromecânica e a construção das linhas de transmissão associadas. – Ag. Brasil – YWD 987601

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp