25°C
Overcast clouds

Bolsonaro testa positivo pela terceira vez

Duas semanas após anunciar que estava infectado pelo novo coronavírus, o terceiro teste do presidente Jair Bolsonaro continua apontando resultado positivo para a covid-19. “O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República.

O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo”, informa nota emitida pela Secretaria de Comunicação do governo.

O suposto longo tempo de infecção pode causar surpresa, mas o exame não indica que o presidente ainda está doente. “Uma minoria dos pacientes apresenta esse teste positivo até cinco semanas depois do diagnóstico inicial, mas isso não significa que o vírus está ativo ou que a pessoa ainda o transmita”, explica Evaldo Stanislau, médico infectologista do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da USP) e membro da diretoria da SPI (Sociedade Paulista de Infectologia).

“O teste RT-PCR é capaz de identificar pequenos resquícios virais, como se fosse uma ‘sujeira’ do vírus, mas não ele inteiro, como seria necessário para manter o quadro ativo”, complementa.

De acordo com o médico, o indício do vírus deve ter aparecido após vários ciclos do exame. “Em uma analogia simples, o teste é como uma máquina de fazer algodão doce. Se há muito açúcar (no caso, carga viral), você já vê resultados logo que começa a rodar o palito. No caso de alguém que já tem o diagnóstico há duas semanas, é provável que tenha detectado lá pelo trigésimo ciclo.”

Stanislau explica, ainda, que em estudos, quando materiais desse grupo de pacientes foram levados a laboratório e testados em cultura viral, método que faz o vírus crescer, o resultado se tornou negativo. “Isso mostra que a ação do vírus não está mais acontecendo”

  Fonte: Uol/ Giulia Granchi – Do VivaBem, em São Paulo

Imagem: Agência Brasil 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp