18°C
Few clouds

Brasil pede ao México que resolva problemas com viagens de brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores manifestou preocupação com um problema que vem afetando centenas de brasileiros com passagem comprada para ir ao México nos próximos dias. Há dias, o sistema que gera a autorização eletrônica necessária para entrar no México não está funcionando.

Por meio de nota divulgada ontem (9), o Itamaraty informou ter solicitado “providências urgentes ao governo mexicano, por meio da Secretaria de Relações Exteriores, da Secretaria de Turismo e do Instituto Nacional de Migração, com vistas a resolver o problema”.

Procurados pela reportagem da Agência Brasil, o Consulado do México no Brasil e o Instituto Nacional de Migração ainda não responderam nossa solicitação. Mas, em suas redes sociais, a Embaixada do México no Brasil publicou um aviso no último dia 1º de junho reconhecendo que o sistema não estava funcionando e que estava trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

Nas redes sociais relacionadas ao Consulado do México no Brasil, no entanto, brasileiros continuam reclamando que o sistema continua com problemas. Brasileiros reclamam que, além do site não funcionar, os telefones também estão incomunicáveis. Há relatos de brasileiros dizendo ter perdido a viagem e tido diversos prejuízos por causa da falta de autorização para entrar no México.

Desde dezembro do ano passado o governo do México tem exigido autorização eletrônica dos brasileiros que chegam ao país em via aérea. Chegando por mar ou terra, é exigido o visto. Pelo sistema, essa solicitação eletrônica pode ser realizada até 30 dias antes da viagem.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp