21°C
Overcast clouds

Caiado abre comporta de barragem para evitar falta d’água em Goiânia e região metropolitana

O reservatório tá com mais de 80% da capacidade. O que garante o abastecimento da região. Mas o governador pediu que a população faça o uso racional.

O governador Ronaldo Caiado abriu na manhã desta quarta-feira (22/09), a comporta de uma barragem localizada na zona rural de Goiânia. A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, também participou da ação.

O objetivo é reequilibrar a vazão do Rio Meia Ponte que, devido à estiagem severa, apresenta queda no volume. Com a medida, o Governo de Goiás espera impedir que a vazão caia para o Nível Crítico IV, quando o escoamento é menor ou igual a 2 mil litros por segundo. Atualmente o valor medido diariamente pela Semad está em torno de 2,3 mil l/s.

Apesar da estiagem severa, graças à gestão dos recursos hídricos, apenas uma das nove barragens na região do Meia Ponte, instaladas em propriedades rurais parceiras do Estado, será aberta nesse momento.  A ação integra o Programa de Segurança Hídrica do Meia Ponte, coordenado pela Semad.

   Durante coletiva, o governador destacou que a região metropolitana, atendida pela Saneago está mais tranquila, diferente de 2018 onde houve falta crítica de água, mesmo com um reservatório imenso como o Joao Leite. A abertura da barragem, segundo ele, é uma ação coordenada com produtores rurais. “Com diálogo, estrategicamente separaram nove barragens para serem abertas de acordo com a necessidade. Mas é claro que eu gostaria da ajuda dos amigos da imprensa para não passar a ideia de que podemos abrir a torneira e gastar sem dó. Temos que conscientizar os goianos e acabar com o desperdício”, disse.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp