21°C
Scattered clouds

Câmara inicia sessão do Plenário para eleição da Mesa

A Câmara dos Deputados iniciou a sessão destinada a eleger a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021-2022. Conforme decisão da Mesa, a eleição será totalmente presencial, com 21 urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.

A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. De acordo com o Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico, exigindo-se maioria absoluta de votos (metade mais um) dos presentes no primeiro turno e maioria simples no segundo turno.

Candidatos
O cargo de presidente deverá ser disputado por nove deputados, que discursarão por 10 minutos cada, segundo ordem definida em sorteio.

Depois de eleito, o novo presidente assume o cargo e procede à apuração dos votos para os demais integrantes da Mesa. Concluída essa etapa, o presidente eleito proclama o resultado e dá posse aos eleitos.

Demais cargos
Em reunião de líderes partidários nesta tarde foi definida a distribuição dos cargos da Mesa segundo a proporcionalidade. O bloco que apoia o candidato Arthur Lira (PP-AL), formado por 11 partidos (PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante) ficou com cinco cargos: 1ª e 2ª vice-presidências; 3ª secretaria e duas suplências.

Já o bloco que apoia a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), formado por dez partidos (PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede), ficou com quatro cargos: 1ª, 2ª e 4ª secretarias e uma suplência.

Entretanto, há candidatos avulsos para os cargos da 1ª, 3ª e 4ª secretarias e suplências.

– Câmara dos Deputados – YWD 984436

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp