23°C
Scattered clouds

Camisinhas e até cuecas lideram lixo deixado em bosque de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia vai realizar neste sábado (16/10), às 9h, o mutirão “Salve o Bosque”, uma ação de educação ambiental da Amma

A Prefeitura de Goiânia vai realizar neste sábado (16/10), às 9h, o mutirão “Salve o Bosque”, uma ação de educação ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) para remover todo o lixo que é deixado no Bosque dos Buritis. O parque é a unidade de conservação mais antiga da cidade, abriga centenas de espécies de animais e tem sofrido com a poluição gerada pelos frequentadores do local.

“Nossos servidores fazem rotineiramente a limpeza do Bosque dos Buritis, que tem lixeiras em toda a sua área interna, e mesmo assim são surpreendidos com a quantidade de materiais jogados na mata que fica no interior do parque, atingindo as nascentes e prejudicando o solo, a água e toda a fauna da unidade”, explica o presidente da Amma, Luan Alves. “São principalmente camisinhas e garrafas plásticas, em grandes quantidades, deixadas por pessoas que não respeitam o parque”, detalha.

Semanalmente, a Amma recolhe cerca de 600 litros de resíduos sólidos dentro da área de preservação do Bosque dos Buritis. Apenas neste ano, mais de 3 mil unidades de preservativos foram removidos do local. “Queremos conscientizar a população e orientar os frequentadores quanto ao bom uso do parque e aos impactos deste tipo de ação no ecossistema da unidade. É comum nossos servidores encontrarem tartarugas e aves, por exemplo, tentando se alimentar desses materiais que são deixados aqui”, contou Luan Alves.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp