33°C
Overcast clouds

Caneta também pode ser usada para digitar o voto

O objetivo é evitar contato com o novo coronavírus e contrair a covid-19

   Para evitar o contato com as teclas das urnas eletrônicas nas eleições deste domingo, 15,   e evitar contrair o novo coronavírus, apesar da justiça eleitoral não confirmar, alguns especialistas recomendam ao eleitor que use a mesma caneta que será utilizada para a assinatura do caderno de votação e digite o número de seus candidatos.

   O Justiça eleitoral já está fazendo esta recomendação para eleições deste ano para que cada eleitor leve sua caneta.

   Com a pandemia da Covid-19, as eleições municipais de 2020 têm mudanças nas regras para garantir a segurança sanitária e o distanciamento social entre os eleitores.

  Se o eleitor estiver com febre no dia da eleição ou tenha sido diagnosticado com covid-19 nos 14 dias antes do pleito, a orientação é que fique em casa. Nesse caso, ele pode apresentar justificativa de ausência até 60 dias após a eleição, apresentando documento comprobatório (atestado médico, exame, etc).

Distanciamento

É recomendado que os eleitores respeitem o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas no caminho até o seu local de votação. Seja em transporte coletivo ou condução própria, a dica é evitar veículos cheios.

Na seção eleitoral, os locais nas filas serão sinalizados com adesivos colados no chão para auxiliar na organização e no respeito ao distanciamento. A recomendação é que se evite levar crianças ou acompanhantes para a seção eleitoral. Contato físico com outros eleitores, como abraços e apertos de mãos, também devem ser evitados.

Máscaras

O uso de máscara é obrigatório em todas as seções. O eleitor já deve sair de casa usando-a até seu retorno para casa. Na hora da identificação, o mesário poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

Higienização

A Justiça Eleitoral fornecerá álcool em gel em todas as seções eleitorais em quantidade que permita que cada eleitor higienize as mãos antes e depois de votar.

Caneta

É solicitado aos eleitores que, quando possível, levem a própria caneta para assinatura do caderno de votação. As seções também disporão de canetas higienizadas para os eleitores que precisarem.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp