17°C
Clear sky

CCJ dá aval à matéria que estabelece critérios para o povoamento e repovoamento de peixes

O projeto que visa estabelecer critérios para o povoamento e repovoamento de peixes em cidades cortadas por rios e riachos, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), durante reunião híbrida desta quinta-feira, 29.
A matéria propõe ações anuais para o povoamento e repovoamento de peixes nos cursos de águas naturais em Goiás, mediante prévio licenciamento ambiental, com as espécies locais, além de proibir a utilização de espécies exóticas ou não originárias da bacia hidrográfica. A proposição se encontra protocolada na Assembleia sob o nº 5691/20 e é assinada pelo deputado Charles Bento (PRTB).
O texto esclarece que o Poder Executivo determinará a promoção de concurso público destinado à escolha de iniciativas viáveis para a recuperação dos rios e o Estado ficará encarregado de oferecer, gratuitamente, estudos, pareceres e projetos às prefeituras e interessadas na soltura de alevinos (peixes recém-saído de ovos) para o repovoamento dos cursos de águas naturais. O projeto também prevê que, a título de fomento, o Governo estadual poderá adotar a política de incentivos fiscais aos interessados na execução da proposta.
A propositura segue, agora, para apreciação do Plenário do Legislativo goiano.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp