30°C
Few clouds

CCJ realiza sessão ordinária remota nesta terça-feira, 27, a partir das 14h. Na pauta, 37 processos para apreciação

Os parlamentares membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano se reúnem em sessão ordinária nesta terça-feira, 27, para deliberarem uma pauta composta por 37 processos. Dentre estes, 26 estão habilitados à votação, com parecer favorável da relatoria e um com parecer contrário, e ainda, dez projetos de lei de autoria dos deputados protocolados na Casa, aptos à distribuição. 
Com parecer pela aprovação, o nº 3963/20, assinado pelo deputado Talles Barreto (PSDB), prevê a criação do Programa Passe Livre Net, viabilizando o acesso e navegação na internet para estudantes matriculados nas escolas da rede pública. 
Conforme o texto, a proposta autoriza a realização de parcerias e estudos para elaboração e implantação do programa, a fim de garantir o acesso à internet para estudantes de áreas urbanas e rurais. A proposta prevê a fixação do volume mínimo de dados mensais necessários à realização das aulas e atividades escolares, conforme o currículo básico, conjugados à velocidade de transmissão de dados média da rede dos prestadores de serviços. O texto da matéria também autoriza a busca de recursos para viabilizar a execução desse programa.
Barreto justifica que a proposição é necessária e útil, diante da suspensão temporária e emergencial das aulas em razão da pandemia de covid-19, já que o sistema educacional, professores e estudantes precisaram se adaptarem para dar seguimento ao plano estudantil por via remota, isto é, as aulas e atividades escolares passaram a ser entregues de maneira on-line, por meio da internet. “Grande parte dos estudantes matriculados na rede pública de ensino não tem acesso à internet de qualidade que os possibilite assistir às aulas e participar das atividades estudantis propostas na plataforma on-line”, diz. 
Para garantir que esses alunos tenham acesso à rede de internet, e não percam seu ano letivo, propõe-se a criação do Programa Passe Livre Net, nos moldes do Programa Passe Livre estudantil de transporte, que já existe e funciona em Goiás. “O programa dará direito a acesso gratuito à internet para alunos que se cadastrarem, mediante comprovação da regularidade de sua matrícula e frequência em instituição pública de ensino”, explica o tucano. 
Talles reitera que o objetivo é assegurar que os alunos não fiquem sem ter acesso às aulas e atividades escolares, e continuem tendo amplo acesso à educação, mesmo em face da situação atípica neste momento em razão da pandemia.
Por sua vez, o deputado Cláudio Meirelles (PTC) defende a reserva de 5% das unidades residenciais de programas habitacionais, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. No processo nº 5570/20, o parlamentar ressalta a importância da medida, ao acentuar ser de competência do estado, assegurar, com absoluta prioridade, a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações, conforme os termos do artigo 226, § 8°, da Constituição Federal.
Meirelles  lança mão do artigo 3° da Lei Maria da Penha, Lei Federal n° 13.340, 2006, que assegura às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 
O parlamentar lembra, ainda, que o mesmo artigo 3° reza, em seu § 2°, o importante papel do estado ao determinar que cabe à família, à sociedade e ao poder público criar as condições necessárias para o efetivo exercício desses direitos. 
Parecer favorável
Processo nº 1515/19 – Deputado Karlos Cabral – Altera a Lei nº 17.477, de 25 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães.
Processo nº 4415/21 – Deputado Lissauer Vieira – Institui a Política Estadual Goiás Gera Emprego e Renda. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.
Processo nº 5501/20 – Deputado Jeferson Rodrigues – Regulamenta a prestação de assistência voluntária religiosa em todas as unidades prisionais de Goiás.  Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.
Processo nº 5238/20 – Deputado Lissauer Vieira – Assegura a integração de serviços públicos estaduais de atenção especializada à comunidade das pessoas com deficiência visual. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães.
Processo nº 5502/20 – Deputado Jeferson Rodrigues – Dispõe sobre a regulamentação do serviço permanente de denúncia através de número de Whatsapp, referente a crime de violência contra a mulher, criança, adolescente, idoso e pessoa com deficiência. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi. 
Processo nº 5570/20 – Deputado Cláudio Meirelles – Institui a reserva de unidades residenciais de programas habitacionais, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.
Processo nº 3584/21 – Deputado Bruno Peixoto – Estabelece penalidades administrativas a quem divulgar informação falsa,  “fake news”. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.  
Processo nº 5674/20 – Deputado Gustavo Sebba – Reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidades de desporto legalmente constituídas. Relatado pelo deputado Amilton Filho.
Processo nº 3573/21 – Deputado Antônio Gomide – Insere no currículo do ensino médio disciplinas específicas sobre profissões, carreiras e mercado de trabalho como instrumento de prevenção da evasão universitária e altera a Lei Complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.
Processo nº 5679/20 – Deputado Paulo Trabalho – Isenta do ICMS as operações com os medicamentos que relaciona, destinados ao tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). Relatado pelo deputado Dr. Antonio. 
Processo nº 5675/20 – Deputado Karlos Cabral – Modifica a Lei n° 20.197, de 6 de julho de 2018, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Remuneração do Cargo de Técnico em Gestão Pública integrante do Grupo Ocupacional Técnico Governamental. Relatado pelo deputado Dr. Antonio. 
Processo nº 5571/20 – Deputado Cláudio Meirelles – Obriga a indicação de número de telefone nas placas sinalizadoras de vagas de estacionamento exclusivas para deficientes físicos, gestantes e idosos os números de telefones para reclamação do uso indevido. Relatado pelo deputado Dr. Antonio.  
Processo nº 5219/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Altera a Lei n° 18.679, de 26 de novembro de 2014, que institui o Sistema Estadual de Cidadania Fiscal e o Programa de Cidadania Fiscal – Nota Fiscal Goiana. Relatado pelo deputado Karlos Cabral.
Processo nº 3481/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Altera a Lei n° 13.453, de 16 de abril de 1999, que autoriza a concessão de crédito outorgado e de redução da base de cálculo do ICMS. Relatado pelo deputado Karlos Cabral.
Processo nº 4073/20  – Deputado Virmondes Cruvinel – Dá denominação ao Comando de Policiamento da Capital, de Hrillner Braga Ananias, situado na Rodovia GO-020, Km 3,5, Autódromo de Goiânia, Parque Lozandes, situado no município de Goiânia. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães.
Processo nº 3807/20 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Dispõe sobre o processo e julgamento das ações do controle concentrado de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Relatado pelo deputado Major Araújo.
Processo nº 3761/20 – Deputado Talles Barreto – Trata da livre circulação, estacionamento e isenção de cartão área azul para prestadores de serviços essenciais. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira.
Processo nº 5691/20 – Deputado Charles Bento – Dispõe sobre a obrigação do Estado de promover o povoamento e repovoamento de peixes nos cursos de águas naturais, que serão feitos mediante prévio licenciamento ambiental. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira. 
Processo nº 5499/20 – Deputado Talles Barreto – Determina que as instituições financeiras disponibilizem a opção de contratos e boletos em braile para as pessoas com deficiência visual. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira.
Processo nº 4977/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Popularização da Ciência e Tecnologia. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira.
Processo nº 4244/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Altera a Lei n° 17.767, de 10 de setembro de 2012, que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira.
Processo nº 3963/20 – Deputado Talles Barreto – Dispõe sobre a criação do Programa Passe Livre Net, viabilizando o acesso e navegação na Internet para estudantes matriculados nas escolas da rede pública. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira.
Processo nº 4002/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Promoção da Educação Socioemocional. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira. 
Processo nº 4383/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Institui o Mês Estadual Setembro Verde, dedicado ao incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira. 
Processo nº 5131/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Institui o Mês Estadual Dezembro Verde, dedicado à sensibilização e conscientização ao não abandono de animais. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira. 
Processo nº 2637/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre a Política Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Desporto Universitário. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira. 
Contrário
Processo nº 973/20 – Deputado Paulo Trabalho – Altera a Lei nº 13.453/99, que autoriza a concessão de crédito outorgado e de redução da base de cálculo do ICMS para produtores rurais. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 
Distribuição
Processo nº 4798/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Determina sanções aos estabelecimentos que adquirir, distribuir, entregar, armazenar, possuir em depósito, transportar, vender ou expuser à venda mercadoria de origem ilícita ou não comprovada. 
Processo nº 4800/21 – Deputado Karlos Cabral – Institui o Dia Estadual de Luta pela Educação Inclusiva. 
Processo nº 4801/21 – Deputada Lêda Borges – Declara de Utilidade Pública a Academia Valparaisense de Letras (AVL). 
Processo nº 4802/21 – Deputado Virmondes Cruvinel – Estabelece a afixação de placas sobre a lei de abuso de autoridade nos órgãos públicos estaduais, que façam atendimento ao público e sejam objeto da Lei Federal n° 13.869/2019. 
Processo nº 4803/21 – Deputado Antônio Gomide – Dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 
Processo nº 4804/21 – Deputado Bruno Peixoto – Introduz alterações na Lei nº 19.969, de 11 de janeiro de 2018, que trata do Código de Ética e Disciplina dos Militares. 
Processo nº 4805/21 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei n° 20.115, de 6 de junho de 2018, que dispõe sobre o processo de escolha democrática de diretor de unidade escolar da rede pública de educação básica. 
Processo nº 4806/21 – Deputado Bruno Peixoto – Revoga a Lei n° 13.564, de 8 de dezembro de 1999, que estabelece critérios para o processo de eleição de diretores dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual. 
Processo nº 4807/21 – Deputado Bruno Peixoto – Introduz alterações na Lei n° 19.969, de 11 de janeiro de 2018, que trata do Código de Ética e Disciplina dos Militares. 
Processo nº 4809/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Dispõe sobre o direito de visita virtual, através de videochamada, aos pacientes internados em unidades hospitalares públicas ou privadas.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp