28°C
Overcast clouds

Combate à corrupção

Em dezembro de 2020, o Governo Federal lançou o Plano Anticorrupção, para o período entre 2020 e 2025, com o objetivo estruturar e executar ações para aprimorar, no âmbito do Poder Executivo federal, os mecanismos de prevenção, detecção e responsabilização por atos de corrupção, avançando no cumprimento e no aperfeiçoamento da legislação anticorrupção e no atendimento de recomendações internacionais.

O Plano Anticorrupção permitirá que o Governo Federal tenha um maior conhecimento sobre as responsabilidades estabelecidas pelos normativos vigentes; aprimore os marcos legais; tome decisões embasadas a respeito das recomendações internacionais; e defina as ações futuras a serem implementadas para robustecer e sistematizar os mecanismos anticorrupção do Governo Federal.

Programa Radar Anticorrupção
Durante o ano de 2020, o programa Radar Anticorrupção apurou um total de 272 denúncias, das quais 85 foram encaminhadas, sendo 52 à Polícia Federal, 11 à Controladoria-Geral da União (CGU) e cinco ao Ministério Público Federal. O restante das denúncias foi encaminhado à Advocacia Geral da União (AGU), Receita Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Estadual e Ouvidoria. Além disso, 568 análises de integridade foram feitas.

Ainda em 2020, foi lançado no âmbito do programa o Selo + Integridade, que reconhecerá as empresas mais comprometidas com a transparência nas gestões, que incluem iniciativas de conformidade, responsabilidade social, sustentabilidade, e prevenção à fraude e à corrupção.

– Agência Brasil – YWD 982754

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp