19°C
Clear sky

Combate ao trabalho escravo é tema de audiência nesta quinta

Divulgação/MPT
Desemprego e miséria aumentam a ocorrência de trabalho escravo

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (14) o combate ao trabalho escravo no Brasil.

O deputado Rogério Correia (PT-MG), que pediu a realização do debate, afirma que a crescente fragilização da atuação estatal e das condições de trabalho, agravado pelo crescimento do desemprego, aumenta a condição de miséria e de indigência e “é um campo propício para o incremento desta prática ilegal e imoral”.

“Os casos de trabalho análogo a escravo no Brasil, em especial nas lavouras de café

de Minas Gerais, têm crescido e revelado preocupação no plano social e econômico”, afirma Correia, ressaltando que a ocorrência de trabalho escravo leva à rejeição dos produtos nacionais no mercado internacional.

Segundo o parlamentar, só entre julho e outubro deste ano, auditores fiscais do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho resgataram aproximadamente 300 pessoas em lavouras de café e alho em Minas Gerais.

Foram convidados para debater o assunto, entre outros, o coordenador da Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (Adere/MG), Jorge Ferreira dos Santos Filho; e o diretor da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Paulo Veloso.

Confira a lista completa de convidados

A audiência será realizada a partir das 9 horas, no plenário 12, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp