27°C
Clear sky

Começa hoje a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Sem público nas redondezas do Palácio dos Festivais e sem celebridades ao lado da estatueta de premiação, o Kikito, começa hoje (13) a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na Serra Gaúcha. Pela segunda vez consecutiva, por causa da pandemia de covid-19, o evento não será presencial.

Até o dia 21 de agosto, a programação do festival – com filmes, entrevistas, debates e o Gramado Film Market, dedicado ao mercado audiovisual –  será transmitida pela internet e pelo Canal Brasil.

O festival deste ano não vai homenagear atores, diretores ou cineastas com os tradicionais troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Desta vez, serão premiados os profissionais que atuam à frente ou atrás das telas, em momento considerado delicado para o segmento.

Inscrições

Em todas as mostras competitivas – longas nacionais, estrangeiros e gaúchos, além de curtas brasileiros e do Rio Grande do Sul – a organização selecionou 50 produções entre os 893 inscritos. Para a estreia de hoje, o filme que abre a mostra competitiva é o longa “A Suspeita”,dirigido por Pedro Peregrino. 

No sábado (14) será apresentado o O Homem Onça, de Vinícius Reis. Na trama, Pedro, vivido por Chico Diaz, vê a estatal em que trabalha ser privatizada e é obrigado a antecipar sua aposentadoria. A perda da estabilidade e da segurança emocional e econômica do personagem torna-se um reflexo da situação do Brasil. segundo o autor.

No domingo (15), O Novelo será exibido pela mostra brasileira de longas. O filme, dirigido por Cláudia Pinheiro e com roteiro de Nanna de Castro, conta a história de cinco irmãos que aprenderam com a mãe a fazer tricô para sobreviver. Já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma em uma UTI pode ser o pai que os abandonou. Na sala de espera do hospital, eles mergulham em conflitos e memórias.

Entre os longas estrangeiros, apenas quatro foram selecionados, número é o menor do que em edições passadas. No encerramento do festival,  será exibido Fourth Grade. A produção é um remake do filme Quarta B, lançado em 2005, é dirigido por Marcelo Galvão, que também foi responsável pela primeira versão. O longa será exibido no dia 20 de agosto, às 21h30min, no Canal Brasil.

Como assistir

A transmissão é feita pelo Canal Brasil e pelo streaming dos Canais Globo e Globoplay.

Pelo Canal Brasil, os espectadores poderão acompanhar diariamente os longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos, além dos curtas-metragens brasileiros e do filme de encerramento. Sempre a partir das 21h30min.

As mostras de curtas gaúchos e brasileiros poderão ser assistidas no streaming (Canais Globo e Globoplay) entre 14 e 19 de agosto. De 16 a 19, também ficam disponíveis os longas gaúchos.

Debates

De 14 a 20 de agosto, a partir das 11h, no site e nas redes do festival.

Premiação

A mostra competitiva de curtas gaúchos será realizada até o dia 21 de agosto, às 16h, sendo exibida pela TVE-RS e canais digitais do Festival de Gramado. Às 21h30min, começa a premiação das mostras de curtas brasileiros e longas brasileiros, estrangeiros e gaúchos, exibida pelos canais Brasil, TVE-RS e canais digitais do Festival de Gramado.

Confira a programação do fim de semana:

Sexta-feira (13)

Quanto Pesa (MA), de Breno Nina (curta)

O Que Há Em Ti (SP), de Carlos Adriano (curta)

A Suspeita (RJ), de Pedro Peregrino (longa)

Cavalo de Santo, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez  (longa)

Sábado (14)

Entre Nós e o Mundo (SP), de Fabio Rodrigo (curta)

Animais na Pista (PB), de Otto Cabral (curta)

Homem Onça (RJ), de Vinícius Reis (longa)

A Colmeia, de Gilson Vargas (longa)

Domingo (15)

Desvirtude (RS), de Gautier Lee (curta)

Stone Heart (AM), de Humberto Rodrigues (curta)

O Novelo (SP), de Claudia Pinheiro (longa)

Extermínio, de Mirela Kruel (longa)

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp