24°C
Clear sky

Comissão de Assistência Social realiza hoje, às 13h30, a 1ª reunião ordinária de 2022

A Comissão de Assistência Social do Legislativo estadual realizará, nesta quinta-feira, 7, reunião ordinária para tratar de dois processos de autoria parlamentar aptos à votação e outros dois, habilitados à distribuição. O encontro híbrido, presidido pelo deputado Chico KGL (UB), será às 13h30, na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela, no Park Lozandes. A reunião poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial da Alego (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.
A propositura em trâmite no colegiado, de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB),  visa reconhecer a empresa que adote política interna permanente, destinada a incentivar seus funcionários para que dominem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a utilizem no turismo receptivo. 
Conforme o texto do processo nº 5982/21,  o intuito é reconhecer e homenagear empresas operadoras de turismo por incentivarem o desenvolvimento de pessoal capacitado a atender pessoas com deficiência auditiva. “E assim, proporcionar com esse público uma comunicação eficiente, a fim de garantir uma experiência turística agradável”, ressalta. 
Além disso, o reconhecimento visa estimular as empresas a concederem ao trabalhador as condições necessárias para elevar a sua capacitação profissional, e aos clientes, a oportunidade de serem recebidos com igualdade de condições e de direitos. 
Transparência
No texto do processo nº 4025/20, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) propõe instituir um programa para publicar boletins de dados referentes às políticas públicas de assistência social promovidas em Goiás.
O intuito é que, a cada mês, o Executivo publique tais boletins com informações detalhadas sobre o conjunto de ações em andamento e suas respectivas fontes de custeio, inclusive sobre o pagamento de diferentes benefícios implementados, renovados ou interrompidos. 
Virmondes explica a importância da medida, em decorrência das desigualdades sociais existentes nos municípios goianos, reveladas durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o parlamentar, a publicação dos dados visa garantir, em atenção ao princípio da transparência pública, o acesso público às informações norteadoras dessas ações governamentais e da aplicação dos recursos nelas investidos. “A política é uma forma de aperfeiçoamento dos mecanismos de monitoramento e controle social”, justifica.
Votação
Processo nº 4025/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Publicação de boletim de dados relativos às políticas públicas de assistência social. Relatado pelo deputado Lucas Calil pela aprovação.
Processo nº 5982/21 – Deputado Coronel Adailton – Institui o Selo Empresa Incentivadora da Aprendizagem e Aplicação de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Relatado pelo deputado Amilton Filho pela aprovação.
Distribuição
Processo nº 5977/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Garantir o efetivo atendimento à pessoa com deficiência auditiva. Processo nº 7002/21 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual 50+, que visa promover e estimular a prática de atividades esportivas, lazer e o acompanhamento, voltados para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar social da população com mais de 50 anos.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp