21°C
Clear sky

Comissão de Educação escolhe vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de 2022

João Viana / Semcom
Um dos premiados busca melhorar a qualidade da educação básica no País

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (13) os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. O prêmio é concedido anualmente, pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora, a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Neste ano, a premiação será concedida às seguintes instituições:

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (Conif) – indicado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO)

O Conif é formado por 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – e atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

Escola Nacional de Administração Pública (Enap), indicada pelo deputado Tiago Mitraud (Novo-MG)

Criada em 1986, a escola nasceu com a promessa de transformar a cultura e o modelo mental de cada agente público, com a missão de formar e desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade.​

Todos pela Educação, indicada pelo deputado Professor Israel Batista (PSB-DF)

Organização sem fins lucrativos que busca mudar a qualidade da educação básica no Brasil.

Confira quem eram os dez finalistas

A sessão solene para entrega do prêmio será realizada em 22 de novembro.

Darcy Ribeiro

Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas.

Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (Ciep). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp