22°C
Clear sky

Comissão de Legislação Participativa debate privatização de refinaria da Petrobras em Minas Gerais

Fernando Frazão/Agência Brasil

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (15) uma suposta privatização da Petrobras, em especial da Refinaria Gabriel Passos.

O deputado Rogério Correia (PT-MG), que pediu a realização do debate, afirma que a Petrobras é uma empresa estratégica para soberania nacional na exploração das riquezas naturais do território brasileiro, alinhando a extração de petróleo com desenvolvimento tecnológico, industrial e a transformação social e econômica do País. “Mesmo diante de tal relevância ao Brasil, a intenção de alguns governos com a privatização sempre existiu”, lamenta.

“As ameaças recentes novamente reerguem a preocupação e colocam em alerta os setores sociais frente ao risco da privatização da Petrobras e suas refinarias”, acrescenta Correia.

Em Minas Gerais, a Refinaria Gabriel Passos (Regap) é a única pertencente à

Petrobras e é responsável por 66% da gasolina e 52% do diesel consumidos no estado. “A inclusão da Regap no plano de desinvestimento e privatizações do atual governo está na contramão da construção de um projeto soberano de desenvolvimento econômico e social”, critica o deputado.

A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 10 horas, e poderá ser acompanhada pelo portal e-Democracia.

Foram convidados para participar do debate, entre outros, o presidente da Petrobras; o ministro Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues; e o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refinação de Petróleo em Minas Gerais (Sindipetro/MG), Alexandre Finamori França Baptista.

Confira a lista completa de convidados

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp