15°C
Few clouds

Comissão debate MP que alterou análise de concessão de benefícios pelo INSS

Pedro França/Agência Senado
Aumento de pessoas esperando pela perícia levou governo a editar MP

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza audiência pública neta quinta-feira (12) para debater a mudança na análise de benefícios previdenciários, contida na Medida Provisória 1113/22.

A audiência será realizada no plenário 12, às 9h30, e poderá ser acompanhada de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

O deputado Jones Moura (PSD-RJ), que pediu a audiência, lembrou que há na fila do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) mais de 1 milhão de pessoas esperando pela perícia médica do órgão, um aumento significativo para o mês de abril.

“Em decorrência desse aumento e o impacto que o INSS possui na sociedade, a Medida Provisória 1113/22 foi publicada pelo governo federal a fim de encontrar soluções para agilizar o trabalho dos servidores do INSS e o atendimento dos cidadãos brasileiros, que tanto precisam dos auxílios, além de ampliar os métodos e inovar a forma de trabalho do órgão”, disse o deputado.

Debatedores

Foram convidados para o debate:

– o presidente do INSS, Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano;

– representante da Defensoria Pública da União (DPU), Fernanda Hahn;

– representante do Ministério da Economia, Leonardo José Mattos Sultani;

– representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Thaize Antunes e Moacir Lopes;

– o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Aristides Veras dos Santos;

– representante do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social de Rondônia, Kellen Günther; e

– representante do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Rio Grande do Sul, Daniel Emmanuel.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp