17°C
Clear sky

Comissão especial debate controle do câncer de pele no Brasil

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Weliton Prado: “Precisamos superar os desafios no controle da doença no Brasil “

A comissão especial da Câmara destinada a acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil realiza audiência pública na próxima sexta-feira (8) para debater a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento contra o câncer de pele.

O deputado Weliton Prado (Pros-MG), presidente da comissão e que pediu a audiência, disse que o debate pretende discutir também as diferenças na abordagem do câncer de pele no SUS e na rede privada.

“O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no Brasil e corresponde a 27% de todos os tumores malignos. O câncer de pele melanoma corresponde a 10% dos casos e pode evoluir para metástase rapidamente, levando o paciente a óbito”, observou o deputado.

Segundo ele, as estimativas de incidência de câncer no Brasil apontam para um grave problema de saúde pública. “Se, por um lado, as tecnologias, novos medicamos e tratamentos avançam, os entraves ainda são grandes para garantir o acesso da população. Precisamos superar os desafios no controle da doença no Brasil e as diferenças do tratamento do SUS e na rede particular, razão pela qual torna-se necessário o debate em audiência pública”, explicou o deputado.

Debatedores

Foram convidados para o debate:

– representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC);

– representante do Ministério da Saúde;

– representante do Instituto Nacional de Câncer (Inca);

– representante do Instituto Oncoguia;

– representante da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma); – representante do Instituto Melanoma Brasil.

Hora e local

A reunião será realizada no plenário 9, às 10 horas.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp