18°C
Clear sky

Comissão instala nesta quarta grupo de trabalho para discutir desafios da oncologia no Brasil

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Dr. Frederico coordenará o grupo de trabalho

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados instala nesta quarta-feira (28) o grupo de trabalho destinado a debater os desafios da oncologia no Brasil.

Proposto pelo deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), o grupo irá promover debates sobre os seguintes eixos: prevenção; diagnóstico; tratamento; desafios durante e pós Covid-19: capacidade de assistência à demanda reprimida em oncologia; terapias avançadas em oncologia – desafios para incorporação; modelos inovadores de acesso; aspectos sociais dos pacientes oncológicos; modelos de financiamento em oncologia.

“É premente a necessidade, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, de promovermos debates entre especialistas e representantes da sociedade com o intuito de difundir medidas preventivas e garantir a constante evolução dos tratamentos e diagnósticos para o câncer, respeitadas as especificidades inter-regionais de nosso País e as diferenças nos perfis das populações afetadas”, justificou Dr. Frederico, que coordenará o colegiado.

Segundo o deputado, o grupo de trabalho também irá fiscalizar a gestão do uso de recursos públicos e o cumprimento à legislação relacionada ao tema, em especial a Lei 12.732/12, que fixa prazo de 60 dias para que o paciente diagnosticado com câncer se submeta ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), e a Lei 13.896/19, que determina que os exames no caso de suspeita de câncer devem ser realizados em no máximo 30 dias.

O grupo de trabalho será composto por 11 membros. A deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) será a relatora.

A reunião está marcada para as 14 horas, no plenário 7, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp