33°C
Overcast clouds

Comunidades goianas atingidas pelas chuvas recebem assistência governamental

Governador do estado vistoriou, no primeiro dia do ano, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, acompanha execução de plano de contingência formulado pela Agência Goiana de Transportes e Infraestrutura (Goinfra)

O governador Ronaldo Caiado vistoriou, neste final de semana, os municípios de Teresina de Goiás e Monte Alegre, que foram fortemente afetados pelas chuvas dos últimos diasbregistradas no Nordeste goiano.

Ele se reuniu com outros dois prefeitos da região: os de Divinópolis, Charley Tolentino, e de Nova Roma, Eleuses Gonzaga.

Equipes da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e representantes de outros órgãos do Poder Executivo acompanharam a visita e monitoram as áreas afetadas.

“Vamos fazer chegar alimentos, medicamentos e água mineral para essas pessoas”, disse Caiado, em Teresina, onde a administração estadual montou a base da força-tarefa criada para solucionar os problemas advindos das precipitações pluviométricas. “Agora é uma ação de proteção das pessoas e de atendimento a todas elas. Depois, entramos na segunda etapa, a de recuperação das nossas rodovias”, detalhou o governador.

Em trânsito para Monte Alegre, Caiado parou na ponte que fica sobre o Rio Paranã, na GO-118, na região da Chapada dos Veadeiros. “Estamos vivendo aqui uma situação jamais vista, com chuvas que já duram mais de 20 dias”, afirmou o governador, que passou a virada do ano em Alto Paraíso de Goiás para participar da força-tarefa em auxílio às comunidades quilombolas que ficaram isoladas em decorrência das enchentes.

De acordo com o prefeito de Monte Alegre, Kleverton Barbosa de Mello, o apoio do governo estadual, neste momento, tem sido essencial para restabelecer a estrutura do município. “O governador nunca nos abandonou. Então, a população pode ficar tranquila porque em breve vai ser solucionado o tráfego na GO-118”, comentou.

Investimentos
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Transportes e Infraestrutura (Goinfra), irá investir R$ 80 milhões em ações emergenciais do plano de contingência, para garantir segurança e trafegabilidade aos motoristas e moradores da região.

Considerado o principal eixo do Nordeste goiano, a GO-118 sofreu um deslizamento na sexta-feira (24/12), e por isso, o tráfego de veículos na rodovia está limitado. Recentemente, o governo autorizou a passagem de ambulâncias. Além disso, estão sendo colocadas pedras para aterrar o local e a expectativa é de que a passagem esteja liberada até o final da semana que vem. “Espero que até no máximo o dia 07 ou 08 de janeiro, a gente consiga liberar um fluxo maior de carros. Para os carros de carga ainda terá uma limitação”, complementou Caiado.

Força-tarefa
Em Teresina de Goiás foi montada uma base de apoio para dar auxílio às famílias atingidas. O governador espera que a situação dos municípios seja resolvida em breve. “Se Deus quiser, as chuvas vão diminuir e nós vamos poder recuperar isso o mais rápido possível”, disse Caiado.

Na reunião com autoridades, realziada em Teresina de Goiás, também estiveram presentes o superintendente de produção rural sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jailton Pinto; e o tenente-coronel Fábio Nunes, que é o responsável pelas operações no município.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp