17°C
Clear sky

Confira a pauta da sessão plenária do TSE desta terça-feira (27)

Sessão será transmitida a partir das 19h pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve examinar, na sessão plenária desta terça-feira (27), a partir das 19h, uma ação declaratória de justa causa para desfiliação partidária proposta pelo deputado federal Aluísio Guimarães Mendes Filho, reeleito nas Eleições Gerais de 2018. O parlamentar busca se desligar do Podemos (Pode) e migrar para outra legenda sem que seja configurada a infidelidade partidária. 

Aluísio Mendes alega que o partido teria tentado afastá-lo de “forma dissimulada” ao emitir uma portaria de expulsão sem, contudo, tomar providências para a formalização do ato junto ao juiz eleitoral. O vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, apresentou pedido de destaque no Plenário Virtual para que a matéria fosse julgada pelos demais ministros durante sessão plenária por videoconferência. O ministro Sérgio Banhos é o relator da petição.

Também está prevista a análise de um recurso movido pelo deputado estadual Gilmar José Fagundes de Carvalho contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) que julgou improcedente seu pedido de desfiliação do Partido Social Cristão (PSC). O relator do processo é o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

No recurso, o político argumenta que a decisão regional diverge da jurisprudência aplicada por outros Tribunais Eleitorais e pelo TSE, ao não reconhecer a incidência da grave discriminação pessoal como justificativa para permitir sua saída do partido. O caso também seria julgado no Plenário Virtual, mas foi submetido ao Colegiado por um pedido de destaque feito pelo ministro Edson Fachin.

Veja mais

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp