30°C
Few clouds

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de 1º de maio

Atualizado às 16h30.

Neste sábado (1º) é comemorado o feriado do Dia do Trabalho em todo o território nacional. Com isso, alguns serviços estaduais em SP podem ter horários de funcionamento alterados nesta data. Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Vale lembrar que o Estado está na fase de transição do Plano SP até o dia 9 de maio para retomada gradativa da economia. Neste período, com o recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19, o Governo do Estado fixou horário estendido das 6h às 20h para atendimento presencial limitado a 25% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página https://issuu.com/governosp/docs/apresenta__o_fase_de_transi__o_aa70f2a7609cce.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde informa que durante o feriado de 1º de maio, os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Apenas dois postos da Fundação Pró-Sangue estarão em funcionamento: o da Clínicas, das 8h às 17h; e o do Hospital Regional de Osasco, das 8h às 16h. Para doar, é necessário fazer o agendamento online em um dos postos. O agendamento pode ser feito pelo site www.prosangue.sp.gov.br ou pelo link prosangue.hubglobe.com.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo” e as unidades da Farmácia Dose Certa estarão fechadas.

Não haverá expediente no Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte), no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na zona Leste, nem nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).

São exceções as unidades que estão operando como Hospitais de Campanha COVID-19, que manterão normalmente a assistência aos pacientes graves da doença, a saber: Andradina, Barretos, Barradas (Heliópolis), Botucatu, Campinas, Franca, Itapeva, Santo André e Sorocaba.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado de SP informa que manterá seu atendimento no feriado do dia 1° por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888.

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os restaurantes da rede Bom Prato abrem normalmente no feriado de 1º de maio.

O Governo do Estado prorrogou até o dia 31 de julho a gratuidade das refeições para as pessoas em situação de rua, devidamente cadastradas pelos municípios. A rede oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) em todas as 59 unidades do Bom Prato, inclusive aos finais de semana e feriados.

Poupatempo

No Dia do Trabalhador, o atendimento no Poupatempo será exclusivamente por meio dos canais digitais – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens.

Com as 82 unidades em todo o Estado fechadas para o atendimento presencial, o cidadão terá à disposição mais de 130 opções online, com conforto e comodidade, sem precisar sair de casa, pelo computador ou na tela do celular. Quem preferir também poderá utilizar os totens de autoatendimento distribuídos em pontos estratégicos de circulação, como estações do Metrô, CPTM, shoppings e supermercados. Os equipamentos disponibilizam mais de 40 serviços, incluindo a segunda via do RG e da CNH, entre outros.

Em mais de um ano de pandemia, cerca de 75% dos serviços do Poupatempo foram prestados online. Desde março de 2020, foram realizados mais de 13,3 milhões de atendimentos, sendo 9,7 milhões online. Pelas plataformas digitais, o programa disponibiliza atendimentos para renovação e a segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículos, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e seguro-desemprego, por exemplo.

Entre os órgãos presentes no portal e app do Poupatempo, estão o Detran.SP, Instituto de Identificação (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita Federal, secretarias estaduais da Educação, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde e Comunicação, além de algumas prefeituras.

Para os cidadãos com dúvidas sobre como realizar os serviços, incluindo o agendamento de data e horário para os atendimentos que precisam ser feitos de forma presencial, como a emissão de RG (primeira via e em casos de alteração e atualização de dados) e ainda alguns serviços do Detran.SP, como a transferência interestadual e a mudança na característica de veículos, podem acessar o portal do Poupatempo, que oferece vídeos tutoriais e cartilhas orientativas, com o passo a passo das principais solicitações.

Sabesp

Para serviços emergenciais, a Central de Atendimento Telefônico (195 para Região Metropolitana de São Paulo e Região  Bragantina; 195 ou 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral) funciona 24 horas. Na Agência Virtual e no Sabesp Fácil o atendimento também é 24 horas, todos os dias, no site, assim como no aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS). Em ambos é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços.

Para os serviços comerciais (0800 011 9911 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina e 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral), não haverá expediente no feriado. O atendimento online também não funcionará no feriado.

Os postos da Sabesp nas unidades do Poupatempo (Capital, Grande São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente e São José dos Campos) estarão fechados no 1º de maio. Desde o início da quarentena, as agências comerciais em todo o Estado permanecem fechadas devido à pandemia da covid-19.

A Ouvidoria (0800 055 0565) e a Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) não têm atendimento aos sábados.

PAT e Banco do Povo

Unidades do PAT e do Banco do Povo estarão fechadas no feriado de 1º de maio.

JUCESP

No feriado os serviços estarão disponíveis nos canais digitais: www.institucional.jucesp.sp.org.br e Integrador Estadual (vreredesim.sp.gov.br/home).

CDHU

A Secretaria da Habitação de SP informa que não haverá expediente durante o feriado.

O post Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de 1º de maio apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp