26°C
Clear sky

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado desta sexta (9)

Nesta sexta-feira (9) é comemorado o feriado que celebra o dia da Revolução Constitucionalista de 1932 em todo o estado de São Paulo. Com isso, alguns serviços podem ter horários de funcionamento alterados nesta data. Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O Estado segue na fase de transição do Plano SP até o dia 31 de julho para retomada gradativa da economia. Neste período, com o recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19, o Governo do Estado fixou horário estendido das 6h às 23h para atendimento presencial limitado a 60% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página do Plano SP.

Saúde

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal com atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Fundação Pró-Sangue permanecerão fechadas no feriado, retomando os atendimentos no sábado (10), com exceção da unidade das Clínicas, que funcionará tanto na sexta (9) quanto no sábado, das 8h às 17h. Para mais informações sobre as doações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo”, ficaram fechadas no feriado e reabrem normalmente na segunda-feira (12). O mesmo ocorre com as farmácias Dose Certa, que retomam o funcionamento na segunda, das 8h às 17 horas.

Os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) não terão expediente na sexta, assim como o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste. No sábado apenas os AMEs de Araçatuba, Bauru, Ourinhos, Presidente Prudente,Promissão, São José do Rio Preto, Taboão da Serra e Tupã funcionarão no período da manhã, das 8h até 12h.

Poupatempo

Os postos Poupatempo estarão fechados nesta sexta-feira (9). O atendimento presencial ao público retorna no sábado (10), mediante agendamento prévio.

Para agendar data e horário para ser atendido em qualquer uma das 82 unidades do programa no Estado e conferir informações sobre horários e endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital. Pelos canais digitais também é possível excluir o agendamento, caso não seja possível comparecer ao atendimento presencial. Basta clicar em ‘Meus Agendamentos’ e, em seguida, na opção ‘Excluir Agendamento’.

Para minimizar os riscos de transmissão do coronavírus, o Poupatempo reforçou as medidas preventivas e protocolos sanitários, seguindo as diretrizes do Governo de São Paulo, a fim de garantir a segurança dos usuários e colaboradores.

Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante, a capacidade de atendimento foi reduzida, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como a primeira via do RG, transferência interestadual e mudança nas características do veículo, por exemplo.

Serviços digitais

Pelos canais digitais do programa é possível acessar 137 opções de serviços online, como renovação de CNH, Licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros. Os serviços digitais podem ser acessados 24 horas por dia, sete dias por semana, com segurança e comodidade, e atualmente representam cerca de 80% de toda a demanda do Poupatempo.

CPTM, Metrô e EMTU

Nesta sexta-feira (9), a operação nas empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) vai seguir de acordo com o calendário de feriado, quando a demanda é usualmente menor. Confira abaixo:

CPTM – Na sexta-feira, as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante a de um sábado. No sábado e no domingo a circulação será normal para cada dia em todas as linhas, com exceção da Linha 12-Safira, onde continua a operação especial para obras de melhoria. Esses trabalhos visam ampliar a velocidade de circulação dos trens nas proximidades da Estação Engenheiro Goulart, que atende as Linhas 12-Safira e 13-Jade. No sábado, haverá velocidade reduzida entre as estações Brás e Comendador Ermelino, e no domingo o sistema Paese será acionado para atender o trecho entre Tatuapé e Comendador Ermelino.

Também devido a essas obras, o Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, continua suspenso. A alternativa aos passageiros é a Linha 13-Jade, com início na Estação Engenheiro Goulart. Para mais informações sobre as obras da Linha 12-Safira, acesse www.cptm.sp.gov.br.

EMTU – Nesta sexta-feira, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação horária de domingo. Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão a operação do feriado equivalente à programação dos sábados. No fim de semana (10 e 11/7), a operação é normal, com tabela horária correspondente ao respectivo dia – sábado ou domingo. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – Durante o feriado, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar com oferta de trens equivalente a um domingo. As equipes estarão prontas para ajustar a frota se necessário. No fim de semana, a operação terá a circulação de trens igual a de outros sábados e domingos.

Linha 15 – Já a Linha 15-Prata terá paralisação parcial na sexta (9) e no domingo (11). Entre 4h40 e 14h, a linha estará fechada para a realização de testes do sistema de controle e os passageiros terão a opção dos ônibus gratuitos do Paese entre São Mateus e Vila Prudente. No sábado (10), a linha vai funcionar normalmente.

Bikes – Durante todo o feriado desta sexta-feira, assim como no fim-de-semana, os passageiros poderão embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

Para serviços emergenciais, a Central de Atendimento Telefônico (195 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina; 195 ou 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral) funciona 24 horas. Na Agência Virtual e no Sabesp Fácil o atendimento também é 24 horas, todos os dias, no site www.sabesp.com.br, assim como no aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS). Em ambos é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços.

Para os serviços comerciais (telefone unificado 0800 055 0195), não haverá expediente no feriado. No sábado (10), o funcionamento será das 7h às 16h. Também não haverá atendimento online do chat no feriado, voltando no sábado das 7h às 16h.

Os postos da Sabesp nas unidades do Poupatempo (Capital, Grande São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente e São José dos Campos) estarão fechados em 9 de julho. O atendimento volta no sábado no horário normal de cada unidade. É importante esclarecer que todos os serviços do Poupatempo, incluindo os dos postos da Sabesp, são realizados somente com agendamento prévio de data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.

Desde o início da quarentena, as agências comerciais em todo o Estado permanecem fechadas devido à pandemia da covid-19. A Ouvidoria (0800 055 0565) e a Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) não terão atendimento no feriado de 9 de julho.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado de SP informa que manterá seu atendimento no feriado por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193-8888.

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os restaurantes da rede Bom Prato abrem normalmente no feriado de 9 de julho.

O Governo do Estado prorrogou até o dia 31 de julho a gratuidade das refeições para as pessoas em situação de rua, devidamente cadastradas pelos municípios. A rede oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) em todas as 59 unidades do Bom Prato, inclusive aos finais de semana e feriados.

Fazenda

Os postos da Fazenda fecham na sexta-feira (9) e reabrem na próxima segunda-feira (12).

JUCESP

No feriado os postos fecham e serviços estarão disponíveis nos canais digitais: www.institucional.jucesp.sp.org.br e Integrador Estadual (vreredesim.sp.gov.br/home).

PAT e Banco do Povo

Unidades do PAT e do Banco do Povo estarão fechadas no feriado de 9 de julho.

CDHU

A CDHU irá funcionar conforme as regras da fase atual do Plano SP, sem atendimento presencial ao público.

O post Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado desta sexta (9) apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp