17°C
Clear sky

Congresso tem iluminação azul em campanha de conscientização sobre o autismo

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Congresso Nacional permanece iluminado de azul até 29 de abril

O prédio do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) está iluminado de azul como parte das ações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. A iluminação especial permanece até 29 de abril.

O objetivo da data e da campanha, criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), é divulgar informações e conscientizar a população sobre o transtorno, inclusive para repensar os sistemas de educação e treinamentos para garantir às pessoas com autismo oportunidades de concretizar seu potencial.

O autismo – cujo nome técnico é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno.

O TEA afeta o comportamento do indivíduo, e os primeiros sinais podem ser notados em bebês de poucos meses. No geral, uma criança do espectro autista apresenta os seguintes sintomas:

– dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;

– dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo;

– alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipo).

Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo, 2 milhões no Brasil, sejam diagnosticadas com transtorno do espectro autista.

Confira as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) do Ministério da Saúde.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp