28°C
Scattered clouds

Conheça inovações adotadas pelo Governo Federal na regulação do setor elétrico

Desde 2019, a estrutura da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) conta com a Comissão de Apoio à Inovação (CInova), que se propõe a investigar e implementar novas formas de gestão pública para aprimorar a regulação do setor elétrico. Desde então, diversas plataformas e ferramentas foram desenvolvidas e adotadas e trouxeram mais qualidade à atuação da Aneel.

A diretora da Aneel e presidente da CInova, Elisa Bastos, explica que a Aneel entende inovação como a habilidade de empregar a criatividade para produzir novas ideias e, a partir delas, criar produtos ou serviços para resolver problemas ou melhorar processos existentes. “A missão da CInova é promover um ambiente de incentivo à criatividade e à experimentação na Aneel, combinando capacitação e engajamento das pessoas na busca por maior efetividade nas ações da agência.”

Em julho deste ano, a CInova publicou o primeiro relatório sobre os projetos mais inovadores desenvolvidos na Aneel. Os que mais se destacaram, segundo Elisa Bastos, foram:

Projeto AGUIA: consiste no monitoramento geoespacial de usinas em implantação, por meio de imagens de satélite;

RapeelWeb: plataforma para envio de informações sobre implantação de empreendimentos de geração;

Plataforma Luz na Tarifa: divulga informações atualizadas sobre as tarifas de energia elétrica;

Gestão Geoespacializada de Transmissão (GGT): ajuda a reduzir riscos de queimada e desligamentos das linhas de transmissão.

Para mais detalhes sobre este e outros projetos inovadores da Aneel, ouça o Episódio 17 do ANEELCast

Com informações da Aneel

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp