26°C
Clear sky

Dados completos sobre o eleitorado podem ser acessados no Repositório de Dados Eleitorais

Ferramenta também oferece ao usuário informações sobre todas as eleições, de 1945 a 2020

Jornalistas, estatísticos, cientistas políticos, historiadores, estudantes, advogados e qualquer cidadã ou cidadão que queira conhecer os dados eleitorais em minúcias pode contar com o Repositório de Dados Eleitorais (RDE), uma ferramenta da página de estatísticas do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne dados brutos sobre todas as eleições brasileiras, de 1945 até hoje.

Criado em 2009 e constantemente aprimorado desde então, o RDE disponibiliza no formato de planilhas as informações completas sobre candidatos, eleitorado, resultado de eleições, comparecimento e abstenções, partidos, pesquisas eleitorais, prestação de contas eleitorais e partidárias e a produção jurisdicional do TSE.

Segundo o chefe da área de Estatística do TSE, Felipe Antoniazzi, o livre acesso ao banco de informações eleitorais do TSE busca dar autonomia aos jornalistas e demais pessoas que buscam os dados, fazendo com que eles consigam encontrar o que buscam por conta própria. Da mesma maneira, o RDE serve como uma importante ferramenta de transparência. “Ele amplia a possibilidade de controle externo das eleições, como na atividade partidária e no emprego dos recursos de campanha pelos partidos e candidatos”, explica.

O RDE pode ser acessado por meio do menu “Eleitor e Eleições”, no topo do Portal do TSE, na opção “Estatísticas”. Ao acessar a página, basta clicar na opção “Repositório de Dados Eleitorais”.

Veja mais

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp