19°C
Clear sky

Dia D de Prevenção a Incêndios na Zona Rural leva informação a cinco municípios

Alto Paraíso, Cristalina, Goianésia, Morrinhos e Rio Verde receberam, na manhã desta quarta-feira (1º), atividades do “Dia D de Prevenção e Combate a Incêndios na Zona Rural”. O evento reuniu autoridades, lideranças locais e produtores para discutir medidas de redução do impacto do fogo no bioma e na produção agropecuária durante o período seco do Cerrado. Eles acompanharam demonstrações de realização de aceiros e podas, bem como de equipamentos e técnicas de combate aos focos de incêndio.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e de Pesquisa Agropecuária (Emater) abriram os eventos nos cinco municípios simultaneamente, ao lado dos demais parceiros do Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado de Goiás. As demonstrações foram conduzidas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), de Sindicatos Rurais e da Enel Goiás.

Em Rio Verde, um caminhão do Corpo de Bombeiros e um até um avião fizeram demonstrações de resfriamento de áreas incendiadas. Além do Sindicato Rural, que sediou a ação em seu Tatersal de Leilões, o evento contou com o apoio da Faeg Jovem. A Seapa foi representada pelo superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia.

Demonstração de abafador em Rio Verde (Foto: Felipe Bomfim)

“A gente sabe que este ano secou mais cedo, e já havia uma massa grande de vegetação produzida pelas chuvas fortes do início do ano, então a propensão ao surgimento de focos é maior. Demos início às ações mais cedo, ampliamos a articulação entre os membros do Comitê e estamos mapeando a estrutura disponível em cada região para combater o fogo. Mas precisamos da participação de todos, governos, entidades, produtores e população em geral, para alcançar o melhor resultado possível nesta missão”, ressaltou ele.

Em Morrinhos, o “Dia D” foi realizado na sede do Sindicato Rural e as atividades demonstrativas envolveram a utilização de drones. “É uma ação muito importante do Comitê. Estamos levando conhecimento aos produtores rurais e à população em geral. É preciso que todos se engajem neste esforço, porque a situação climática vem se agravando e já há previsão de baixa umidade e seca prolongada”, afirmou o gerente de Produção Sustentável e Agricultura Familiar da Seapa, Ricardo Carneiro.

Outros municípios
Em Cristalina, os bombeiros apresentaram um aparelho portátil de bombeamento de água e também lançaram mão de abafadores e sopradores durante a demonstração de combate ao fogo. Coordenador regional da Unidade Planalto da Emater, Alexandre Resende Santiago representou o Governo de Goiás no evento, realizado na Área de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão Embira, no Loteamento Vale do Sol. A Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural foram parceiros da ação no município.

Ação realizada em Cristalina (Foto: Divulgação)

O Parque de Exposições Agropecuárias recebeu as atividades do “Dia D” em Goianésia. A Prefeitura Municipal, o Sindicato Rural e a Faeg Jovem apoiaram a iniciativa no município, onde a Seapa foi representada pela assessora Jéssica Tavares, da Gerência de Projetos e Inovação Agropecuária.

Já em Alto Paraíso o “Dia D” teve o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Sindicato Rural (que sediou o evento), da Faeg Jovem e da Fazenda Volta da Serra. O gerente de Projetos e Inovação Agropecuária, Leonardo Silvério, representou a Seapa.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em maio foram registrados 3.578 focos ativos de incêndio no Cerrado. A média histórica da região é de 1.711 focos. Sozinho, Goiás contabilizou 415 focos em maio, sendo que Mineiros, Cavalcante e Alto Paraíso concentraram a maior parte deles. A média histórica do Estado é de 186 focos. Nos dois casos, tanto do Cerrado quanto de Goiás, os números foram recordes para um mês de maio na série histórica iniciada em 1998.

O post Dia D de Prevenção a Incêndios na Zona Rural leva informação a cinco municípios apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp