24°C
Clear sky

Educação e Saúde promovem ‘live’ sobre cobertura vacinal

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Suvisa/SES-GO), Flúvia Amorim, participou, nesta terça-feira (5) da ‘live’ A importância das vacinas e o risco das baixas coberturas vacinais para a população. O evento também contou a participação da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. 

A ‘live’, que faz parte da Campanha Educativa de Vacinação nas Escolas, com base na Lei nº 17.205, de 24 de novembro de 2020, contou com a participação de articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE), assessores pedagógicos, tutores, professores e profissionais de saúde que atuam em escolas.

Fátima Gavioli, a primeira a falar, destacou a parceria entre Saúde e Educação durante a pandemia de Covid, quando foram tomadas diretrizes em relação às escolas e o retorno das atividades. “Agora, vivemos a polêmica das máscaras, mas precisamos fortalecer as campanhas de vacinação e combater a baixa cobertura vacinal.” 

Em sua participação Flúvia Amorim lembrou que escolas são os berçários de boas atitudes na prevenção à saúde, como o de ensinar pais e alunos sobre a importância das vacinas. “Com a erradicação da pólio e a redução de outras enfermidades, as pessoas acreditam que as doenças imunopreveníveis estão controladas, o que explica, em parte, a baixa cobertura vacinal”, afirma.  Segundo ela, Saúde na Escola tem papel fundamental para reverter este cenário.

A médica Nádia Gabriel, da Gerência de Imunização da SES-GO, por sua vez, declarou que a vacina é um dos grandes trunfos da saúde pública. Para ela, as escolas devem promover atividades para mostrar aos pais e responsáveis que a vacinação é um direito das crianças e dos adolescentes. Sobre a baixa cobertura vacinal, Nádia alertou que uma vacina, para ser realmente eficaz, deve atingir 95% da população-alvo e, com o quadro atual, há o risco do aumento de doenças que estão sob controle.

Maria Vitória/Comunicação Social

O post Educação e Saúde promovem ‘live’ sobre cobertura vacinal apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp