24°C
Clear sky

Em sessão proposta por Antônio Gomide, Alego homenageou estudantes com Certificado do Mérito Legislativo

 A noite dessa segunda-feira, 6, foi de homenagens a estudantes goianos, oriundos de instituições de ensino médio e superior de Goiás. Para marcar o momento e em reconhecimento ao esforço em prol da educação, 74 alunos receberam o Certificado do Mérito Legislativo, por proposta do deputado Antônio Gomide (PT).
Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Gomide: o presidente da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), Ranilson Ferreira Paiva Júnior, a diretora de relações institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Thaís Falloni Bernardes, e o secretário-geral da UEE-GO, Adriel Ferreira de Souza.Na saudação inicial, Antônio Gomide falou que é preciso levar para a Casa do Povo aqueles que são ali representados e refletem o que é discutido no Parlamento. “Os 41 deputados estaduais têm a oportunidade de fazer um grande debate e só tem sentido o debate de projetos e leis, quando nós temos a participação da sociedade. O estudante precisa, cada vez mais, se inserir nesse debate e tomar conta dessa Casa. Precisamos criar essas condições, essa prática. E essa homenagem é apenas uma oportunidade, para que a gente possa ir se acostumando a estar nessa Casa, hoje, em uma homenagem, mas amanhã em audiência pública, em debates,  para avançarmos naquilo que são os nossos direitos.”
Os jovens homenageados são ativistas do movimento estudantil e alunos do Centro de Ensino Lyceu de Goiânia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), do Instituto de Pós-Graduação (IPOG) e da Faculdade Anhanguera de Anápolis.Em seu discurso, o presidente da UEE-GO, Ranilson Júnior, destacou a situação de desigualdade e a falta de acesso de muitos estudantes à educação pública, especialmente no ensino superior. Segundo ele, a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a mais desigual da história, com a menor adesão de alunos de escolas públicas, negros e indígenas. E lembrou, ainda, da aprovação do projeto que prevê a cobrança de mensalidade nas universidades públicas, o que dificulta ainda mais o ingresso dos jovens pobres no ensino superior. “Já pagamos pela universidade e pagamos muito caro, todos os dias. E muitos ainda não têm acesso.” 
Para o estudante, a educação é a única saída para que esses jovens consigam superar essa condição. “Hoje é a nossa juventude que sofre com o desemprego, com a fome, principalmente, a juventude negra, que é vítima de bala perdida todos os dias, na favela e na periferia. Mas a solidão não cabe para nós. Nossa voz tem luta. E vamos ser capazes de construir um projeto de educação inclusiva, capaz de mudar a realidade dos nossos jovens.” O projeto de cobrança nas universidades públicas também foi citado pela diretora de relações institucionais da UNE, Thaís Bernardes, como um grande prejuízo  para os estudantes pobres. E defendeu o relacionamento com as instituições como forma de garantir  o direito constitucional à educação de qualidade para todos. Ela entende que esse é um dever das  instituições em todos os níveis: “Essa Casa tem o dever de lutar pela UEG, como lutamos, junto com o deputado, para que a UEG tivesse vestibular durante a pandemia”. Falando em nome dos homenageados, Adriel Ferreira de Souza lembrou da importância da educação para transformação de toda a sociedade e, ainda, para a construção de um estado, mais justo e próspero. E ressaltou, citando o educador Paulo Freire, o papel dos estudantes na luta pela democratização do ensino. “Somos nós, estudantes, que fomos, somos e seremos resistência em cada canto deste país.”Ao finalizar o evento, o deputado Antônio Gomide também citou Paulo Freire para ressaltar a importância da educação, sintetizada na frase mais célebre do educador: “A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mudo. Que saiamos daqui, melhor do que entramos”, concluiu. 
Os homenageados:Adriano Araújo Adriel Ferreira de SouzaÁique Nascimento OliveiraAlice Ariel Homercher RengelAltair Júnio Iduino do NascimentoAluizio Ramos de Oliveira NetoAna Laura Dezzen BastosAndreia Paes Landim LemosAndresa Cristina Silva MorenoAndressa Jorge de PaulaAnna Cecília Borges de SouzaAnna Paula de Oliveira CanedoAnne Elyse Avelar MascarenhasCaio Rafael Macedo dos SantoCamilla Silva CorreaChristhiane Souza da SilvaDaniel Augusto Araujo Gonçalves HolandaDiego Dias GonçalvesElias Gabriel Da Silva NunesEmylayne do Nascimento SilvaGabriela Garcez SiqueiraGustavo da Silva FaquimHeber Luidy da Silva CarvalhoHeloiza Guilhermina Guimarães Moura SilvaHerick Gontijo de MeloIsadora Aparecida Elias SoaresJennifer Fabiana da Silva AlvesJéssica Amorim SilvaJoão Pedro Gonçalves de OliveiraJoão Victor Franco CarvalhoJoão Vitor Werneck Silva Neves Jonatas Lopes Alexandre da SilvaJosé Lopes da Silva FilhoKellen Crystina da Lapa CamposLayza Grazielle Ferreira da SilvaLetícia Assis da CruzLetícia Medeiros de AlmeidaLuara Cristina de Melo OliveiraLucas Johnson Da ConceiçãoLuciana Corrêa AmadorLúcio Marcos Granado JúniorLudmilla Motta Mendonça MendesMarco Antônio dos SantosMarcos Vinicius Barbosa SoaresMaria Alice Sousa SantosMaria Clara de Castro IsaacMaria Eduarda Morais de PaulaMaria Fernanda Resende Silva MundimMarília Jorge Squissato da SilvaMaryanna Castilho OliveiraMatheus Augusto Scaramal de CarvalhoMatheus Pereira AquinoMiria Cristie SantosMonique Hellem Maciel AlencarMonise Moura Carvalho LemosNádia Beatriz Martins Garcia PereiraNatália Caroline Martins Garcia PereiraNayla de Oliveira CaetanoPedro Antônio de OliveiraPedro Henrique Pereira da SilvaPedro Junio Paixão RosaRaphael Fillipe Cordeiro de LimaRavila Geralda Alves RochaSara Heloisa Ferreira AbreuSarah Lídia Silva BentoSarah Pereira da CunhaSílvia Helena Barbosa NunesVictoria Bomfim BarrosVitória Muniz MoreiraVitória Santos de FrançaVivian Almeida SousaWalisson Pinheiro PereiraWarlley Felipe de OliveiraWesley Macedo Piedade.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp