16°C
Clear sky

Emater e ABCZ realizam edição da Feira Pró-Genética em Anápolis

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irão realizar nessa sexta-feira, 24 de junho, mais uma edição da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética).

A feira, que tem como objetivo tornar acessível a comercialização de touros puros de origem (PO), é organizada pela Emater, com coordenação da assessora técnica Ana Kassia de Oliveira, e conta com o suporte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A ABCZ, com a coordenação da zootecnista Vanessa Barbosa, é encarregada por convidar os criadores e selecionar touros PO para participarem do Pró-Genética. A feira também conta com o apoio do Sindicato Rural de Anápolis, que vai disponibilizar o espaço para a realização do evento.

Ao todo, serão oferecidos 25 touros da raça Nelore e Tabapuã. Os animais possuem até 42 meses de idade e preço sugerido entre 40 e [email protected] do boi gordo. A negociação é flexível, podendo ser realizada com troca de animais ou financiamentos, por exemplo.

Ofertas

De acordo com Ana Kassia, a expectativa para a feira, que foi realizada pela primeira vez em Anápolis em outubro de 2021, é a melhor possível. “A última feira Pró-Genética teve um resultado bastante positivo, com venda de 40% dos touros PO que foram ofertados. Esperamos, neste ano, atender uma maior quantidade de produtores rurais de pequeno e médio porte”, aponta.

São apoiadores do evento empresas e organizações responsáveis pela concessão de financiamentos aos produtores rurais. Entre elas a Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Sicoob Credicapa, Sicoob Uni Centro Norte Goiano. Também marcam presença a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que já participaram nas últimas edições, além da apoiadora Farmpec Terapêutica.

De acordo com a médica veterinária da Emater, Géssyca Neves de Oliveira, coordenadora e mobilizadora local, o evento é de suma importância para melhorar o empreendimento dos pequenos pecuaristas. “Nós queremos trabalhar na educação dos produtores que já são atendidos pela Emater e também do público universitário. Vamos garantir o papel da extensão rural, levando informações e garantindo um melhor retorno a todos que participarem da feira”, antecipa.

Feira Pró-Genética

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro foi concebido pela ABCZ, sendo realizado conjuntamente com os governos estaduais e municipais representados pelos órgãos de extensão rural. A iniciativa foi colocada em prática inicialmente em Uberaba, município de Minas Gerais.

Em Goiás, o programa é executado em parceria com a Emater desde 2017. A Agência Goiana é responsável por efetuar a mobilização dos pequenos e médios produtores e fornecer todo o suporte técnico e informacional em relação aos animais e como melhorar a produtividade.

Desde que foi implantado no Estado até o ano de 2021, já foram comercializados, em cerca de 15 municípios goianos, mais de 240 touros puros de origem das raças Nelore, Nelore Mocha, Tabapuã, Sindi e outras.

Serviço
Feira Pró-Genética – Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro

Data: 24/06/2022
7h30 – Café com prosa
8h30 – Abertura
10h – Critérios para escolha do Touro PO
Leonardo Figueiredo Netto, Zootecnista e Técnico ABCZ Goiânia
11h – Avaliação reprodutiva de touros: importância e impacto na produção de bovinos, Samara Cristine Costa Pinto – Médica Veterinária, Doutora em reprodução animal e bolsista FAPEG do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal.
Local: Sindicato Rural de Anápolis
Endereço: Rodovia BR 153, Km 426 + 600 – Fazenda Barreiro ou Sobradinho – Zona Rural, Anápolis-GO

O post Emater e ABCZ realizam edição da Feira Pró-Genética em Anápolis apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp