27°C
Clear sky

Emoção e alegria dão o tom nas comemorações pelo Dia das Mães no Hemu

Com foco em uma atenção humanizada, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio dos setores de psicologia, fonoaudiologia, serviço social e nutrição, promoveu, nos na quinta e sexta-feira (5 e 6/5), programação especial para comemorar o Dia das Mães na unidade do Governo de Goiás.

O auditório do Hemu foi todo decorado especialmente para receber as pacientes. Foi montada uma exposição fotográfica, composta pelos registros das fotógrafas Paula Sales e Clau Aragão, que fizeram o trabalho, voluntariamente, dentro da UTI neonatal. A iniciativa partiu do próprio hospital e é uma extensão dos projetos de humanização desenvolvidos no local.

“Vimos na exposição uma forma especial de homenagear as mães guerreiras que estão com os filhos precisando de cuidados. Elas vão receber as fotos por e-mail e whatsapp, para que possam guardar um registro fotográfico profissional retratando todo o zelo e a emoção existente entre mães e filhos”, destacou a coordenadora multiprofissional da psicologia e fonoaudiologia, Flávia Zenha.

A diretora técnica, Cristiane Carvalho, que também é mãe, recebeu flores da pequena Lara Zenha Guimarães, filha da psicóloga Flávia Zenha, como forma de homenagear todas as mães da unidade. A diretora parabenizou todas as mães e se emocionou contando sua experiência.

“Tive bebê prematuro, de 29 semanas, e como mãe eu posso dizer que passei por tudo que vocês estão passando. Pelo tempo de internação na UTI, pela insegurança e toda agonia que vocês passam, e hoje ele está com 11 anos. Então, só desejo a vocês tudo que há de melhor”, compartilhou a diretora.

Música como alento
A programação contou ainda com a palestra Amor de mãe também cura as dores e o trauma do nascimento, com a mestre em psicologia e neuropsicóloga Georgia Bueno – professora da PUC Goiás; apresentação do grupo Amor em Movimento, levando a música como alento, além de um lanche especial.

Na sexta-feira, o violinista Wneveri Johnson – coordenador de música, maestro e professor da EFG Luiz Rassi – tocou os corações de todos com um vasto repertório musical, encantando e emocionando as mamães pacientes, acompanhantes e colaboradores. Após apresentação, no auditório, ele ainda percorreu as enfermarias, UTI materna e corredores do hospital.

Com a parceria da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que esteve presente por meio da profissional de educação física, Mayara Geofre, as gestantes receberam bolsa com enxoval e banheira.  

O Serviço Social da unidade também presenteou as pacientes com kit de enxoval para os bebês, além de montar uma dinâmica na qual as mães que respondessem corretamente as perguntas sobre gestação recebiam um brinde.

‘Homenagem maravilhosa’
“Achei essa homenagem maravilhosa, principalmente por estar aqui com meu bebê no colo e com minha filha primogênita, que não via há sete meses”, disse Jeiza Batista, que fez questão de posar com os dois filhos ao lado de sua foto exposta.

“Muito importante saber que somos amadas e que temos uma equipe que se preocupa com nosso bem-estar. Eu amei tudo. Dancei, aplaudi e curti todos os momentos”, pontuou a maranhense Nayara Sena, grávida de 17 semanas.

“Estou acompanhando minha esposa, esperando nosso primeiro filho, e ver  esse carinho todo que o hospital proporcionou foi maravilhoso”, disse Murilo Nunes, marido de Lucimara Bispo, todo emocionado.

“Toda a programação foi pensada com muito amor. A música tem o poder de tocar as pessoas, aflorando as emoções e despertando a sensibilidade. Foi muito bom ver esse sentimento de carinho e amor. Só gratidão a todos os voluntários e parceiros que nos ajudaram a fazer essa homenagem tão bonita”, destacou a coordenadora do serviço social, Mariana Loyola.

O post Emoção e alegria dão o tom nas comemorações pelo Dia das Mães no Hemu apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp