26°C
Scattered clouds

Empregos no setor de turismo crescem 25% em julho

Com o avanço da vacinação em todo o país, a alta nas taxas de ocupação hoteleira, na aviação civil e demais segmentos do turismo tem influenciado positivamente na geração de empregos no país. Dados do estudo “Monitora Turismo”, baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, apontaram que o setor turístico registrou alta de 25% nas vagas formais ocupadas no mês de julho, comparado com o mês anterior. Do total de empregos criados em todo o Brasil (316,6 mil), as empresas de turismo foram responsáveis pela contratação de cerca de 20,3 mil profissionais.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, celebrou o índice e ressaltou que continuará apoiando a retomada do setor em todo o país, a partir do avanço da vacinação e adoção de protocolos de biossegurança. “Este dado só confirma o potencial do setor de turismo para gerar mais emprego e ainda liderar, ao lado do agronegócio, uma retomada da economia em nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, acrescentou.

O levantamento indicou ainda dados estaduais, por capitais e de alguns dos principais destinos turísticos do país. Na esfera estadual, Paraná (95%), Bahia (89%) e Pernambuco (68%) foram os que apresentaram os maiores índices percentuais de crescimento no período. Por capitais, Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE) registraram expressivas altas de 762%, 695% e 133%, respectivamente. Já nos principais destinos, Ipojuca (PE), Porto Seguro (BA) e Balneário Camboriú (SC) tiveram maior variação no saldo de contratações, com 370%, 317% e 89%, respectivamente.

Desde o início da crise sanitária da Covid-19, o Ministério do Turismo vem adotando uma série de ações em prol da manutenção de empregos e empresas do setor. Entre elas, a liberação de R$ 5 bilhões em linhas de crédito para os estabelecimentos que foram afetados, a formulação de Medida Provisória que regulamentou o cancelamento e remarcações de pacotes turísticos e eventos culturais, além da distribuição de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais na área de Cultura.

Monitora Turismo

O Monitora Turismo é um painel desenvolvido para acompanhar a movimentação da indústria no Brasil. Para isso, são utilizados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil, contemplando 571 atividades.

 

Com informações do Ministério do Turismo

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp