27°C
Clear sky

Etec de Monte Aprazível tem projeto de plantio de cacau

Um projeto da Escola Técnica Estadual (Etec) Padre José Nunes Dias está ajudando a diversificar a produção agrícola na Região de São José do Rio Preto. Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e com a Fatec Rio Preto, a Etec dedicou uma área de mil metros quadrados da escola para o plantio de cacau.

Os maiores produtores da fruta no Brasil são os estados do Pará e da Bahia, mas cerca de cinco propriedades da Região de São José do Rio Preto estão investindo na nova cultura. “Estamos trabalhando na Etec para aprender e difundir tecnologia para o plantio do cacau”, explica o professor responsável pelo projeto na Etec, Antônio Donizetti Sonego.

O projeto começou em 2019 e já envolveu mais de 200 alunos dos cursos de Agropecuária e Meio Ambiente. Como a planta precisa de sombra para sobreviver aos primeiros anos de cultivo, as mudas foram cultivadas junto a bananeiras e seringueiras – são cerca de 50 mudas, que dão frutos após três anos.

Além do cultivo da espécie, existem planos de transformar a região em polo de beneficiamento de cacau. “A produção de São Paulo tem que ser beneficiada na Bahia para depois voltar para as indústrias locais”, explica Sonego.

O professor avalia que o mercado de cacau possa trazer muitas oportunidades para os alunos. “Queremos que nossos estudantes sejam difusores e consultores de tecnologia na cultura do cacau”, conclui.

O post Etec de Monte Aprazível tem projeto de plantio de cacau apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp