26°C
Clear sky
(Foto: Jucimar Sousa – Divulgação)

Ex-governador Marconi Perillo é internado com taquicardia

Tucano foi diagnosticado com covid-19 no ano passado

O ex-governador, Marconi Perillo (PSDB) está internato desde ontem,26, no Hospital Ruy Azeredo, em Goiânia. O tucano se queixou de palpitações no coração e está em observação para acompanhar o caso. De acordo com último boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira,27, o quadro dele é estável e já pode ter alta amanhã,28.

De acordo com informações de pessoas ligadas a ele, Marconi percebeu as palpitações diferentes na segunda-feira,24 durante teste para a renovação da carteira de motorista, daí ele passou a monitorar os batimentos. Já na quarta-feira, 26, enquanto despachava no escritório dele, no Setor Sul, ele voltou a sentir o desconforto, foi quando resolveu procurar atendimento médico.

Hoje pela manhã, ele foi submetido a um ecocardiograma, mas o resultado do exame ainda não foi divulgado. Marconi teve covid no ano passado, mas não há confirmação se pode ser algum tipo de sequela.

Marconi está sendo acompanhado pelo médico, José Maria de Azeredo Bastos, que recomendou, que ele permanecesse no hospital como observação até amanhã.

O boletim de hoje diz ainda; “ o paciente apresenta-se hemodinamicamente estável com parâmetros dentro dos valores normais”.

Sequelas

De acordo com a pesquisa “More than 50 Long-term effects of COVID-19: a systematic review and meta-analysis”, publicada em 2021 e conduzida por especialistas do México, Suécia e EUA, identificou que as palpitações e o aumento na frequência cardíaca estão entre as três sequelas cardiológicas pós-Covid mais prevalentes.

O que é a arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca consiste em qualquer alteração na frequência habitual dos batimentos cardíacos, conhecida como ritmo sinusal.

De acordo com o cardiologista do Hospital Santa Catarina – Paulista, o Dr. Nilton Carneiro, ao contrário do que muitos pensam, esta complicação não se limita apenas a uma aceleração nos batimentos, pois também pode ser configurada quando o ritmo é inferior ao compasso considerado regular.

Embora este valor varie ao longo do dia, a frequência cardíaca normal se mantém entre 50 e 90 batimentos por minuto (bpm).

“A condição é separada em duas categorias, as bradicardias (padrão abaixo do comum) e as taquicardias (padrão acima do comum). Para indivíduos com características genéticas que facilitam a incidência desta complicação, alguns tipos de arritmia podem se manifestar logo na infância. Mesmo assim, a idade avançada segue entre os principais contribuintes, principalmente no caso da fibrilação atrial, uma variante da complicação”, completa.

(Foto: Jucimar Sousa – Divulgação)

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp