21°C
Clear sky

Feriado estadual e vacinas impactam as viagens

Levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, mostra os resultados do avanço da vacinação: depois de um forte impacto negativo devido à covid-19, os empresários de destinos tradicionais, como Olímpia, conhecida pelos resorts e parques aquáticos, estão otimistas mesmo operando abaixo da capacidade máxima. Sentem o aumento nas reservas para o feriado de 9 de Julho e no restante do período tradicional de férias escolares.

Mais próxima da capital, Serra Negra, onde os hotéis funcionam com 50% da disponibilidade, espera receber 15 mil turistas no feriado. No Vale do Ribeira, Eldorado, conhecida pelas cavernas e trilhas na Mata Atlântica, prevê ocupação total dos meios de hospedagem, com mais de 1,2 mil visitantes — a cidade limita a ocupação das pousadas em 60%.

As praianas também registram aquecimento, como no Guarujá, litoral sul, e Ilhabela, norte. Na primeira, caso o tempo continue firme, a ocupação deve ultrapassar os 50%. Na ilha, a rede hoteleira opera com 100% de capacidade e as taxas de ocupação do início de julho já estavam em 57,2%, com tendência de alta — para maior controle da pandemia, a cidade manterá o controle de acesso na travessia da balsa em São Sebastião.

Na capital, que historicamente recebe mais turistas durante os dias úteis, o setor observa o aquecimento das reservas para os finais de semana – reflexo da falta dos grandes eventos comerciais e busca pelas atrações culturais da cidade. Outra mudança registrada pelo CIET é o represamento das decisões: as reservas acontecem a poucos dias da viagem.

“Com a diminuição da faixa etária e consequente aumento de vacinados, aumenta a segurança e o setor vem experimentando um período consistente de aquecimento, que deve ser ainda mais vigoroso no final do ano”, acredita Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado. “Porém é sempre bom lembrar dos cuidados: máscaras, higienização das mãos e distanciamento devem fazer parte de qualquer roteiro”.

O post Feriado estadual e vacinas impactam as viagens apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp