25°C
Clear sky

Feriado muda operação da CPTM, metrô e EMTU nesta sexta (9)

Nesta sexta-feira (9), quando é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, a operação nas empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) vai seguir de acordo com o calendário de feriado, quando a demanda é usualmente menor.  Confira abaixo:

 CPTM – Na sexta-feira, as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante a de um sábado. No sábado (10) e no domingo (11), a circulação será normal para cada dia em todas as linhas, com exceção da Linha 12-Safira, onde continua a operação especial para obras de melhoria. Esses trabalhos visam ampliar a velocidade de circulação dos trens nas proximidades da Estação Engenheiro Goulart, que atende as Linhas 12-Safira e 13-Jade.

No sábado, após as 20h, a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as estações Comendador Ermelino e Calmon Viana.

Já domingo, a circulação no trecho entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as Estações USP Leste e Eng. Goulart, será interrompida e contará com a utilização do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações das Linhas 12-Safira e 13-Jade. É importante ressaltar que a circulação na Linha 13-Jade não será afetada em nenhum dos dias.

Suspensão do Expresso Aeroporto

Além disso, o Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, continuará suspenso até 11 de julho. A alternativa aos passageiros é a própria Linha 13-Jade, com início da Estação Eng. Goulart.

Pontos dos ônibus do sistema Paese

Na Estação Tatuapé, o embarque e o desembarque nos ônibus do Sistema Paese acontecem na Rua Catiguá, ao lado do Shopping Boulevard Tatuapé.

Nas demais estações, os locais de embarque e desembarque são:

Estação Eng. Goulart: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 3.500. Esta estação funcionará apenas para atender a Linha 13-Jade.
Estação USP Leste: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 6.081. Vale lembrar que esta estação estará fechada no período, sem circulação de trens.
Estação Comendador Ermelino: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 8.454. O trajeto de ônibus entre a Estação Comendador Ermelino e Tatuapé é de cerca de 30 minutos. Será possível embarcar e desembarcar nas Estações Eng. Goulart e USP Leste.

Ao chegar nas estações Tatuapé ou Comendador Ermelino, o passageiro receberá um bilhete que deverá ser guardado consigo e apresentado na estação de destino. Já nas Estações USP Leste e Eng. Goulart, o bilhete para a utilização do Paese será fornecido após o pagamento da tarifa.

Para ajudar no planejamento da viagem, os passageiros serão orientados nos trens e estações sobre a alteração na circulação, assim como nas redes oficiais da companhia. Nos dias de interrupção da circulação entre as duas estações, além dos avisos sonoros os colaboradores da CPTM identificados estarão de prontidão para orientar a todos que precisem de ajuda.

Para mais informações sobre as obras da Linha 12-Safira, acesse www.cptm.sp.gov.br, as redes sociais da companhia ou entre em contato com a Central de Relacionamento 0800 055 0121.

 EMTU – Nesta sexta-feira, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação horária de domingo. Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão a operação do feriado equivalente à programação dos sábados. No fim de semana (10 e 11/7), a operação é normal, com tabela horária correspondente ao respectivo dia – sábado ou domingo. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

 Metrô – Durante o feriado, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar com oferta de trens equivalente a um domingo. As equipes estarão prontas para ajustar a frota se necessário. No fim de semana, a operação terá a circulação de trens igual a de outros sábados e domingos.

 Linha 15 – Já a Linha 15-Prata terá paralisação parcial na sexta (9) e no domingo (11). Entre 4h40 e 14h, a linha estará fechada para a realização de testes do sistema de controle e os passageiros terão a opção dos ônibus gratuitos do Paese entre São Mateus e Vila Prudente. No sábado (10), a linha vai funcionar normalmente.

 Bikes –  Durante todo o feriado desta sexta-feira, assim como no fim-de-semana, os passageiros poderão embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada.  A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

O post Feriado muda operação da CPTM, metrô e EMTU nesta sexta (9) apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp