33°C
Overcast clouds

Festival de Música da Rádio MEC encerra votações dos semifinalistas

O Festival de Música da Rádio Mec 2021 encerra, às 23h59 desta segunda-feira, as votações online para decidir quem vai para a final do Festival.  

Ouça e vote aqui

Este ano, o Festival bateu um novo recorde com mais de 2 mil músicas inscritas. O número representa um aumento de 104% em relação ao total de inscrições no ano passado, que foi de 1.023.

Entre as categorias, a que teve mais inscritos foi MPB. Ao todo, 1.371 composições participam da seleção. Música Instrumental (408) foi a segunda que teve mais composições cadastradas, seguida de Música Infantil (167) e Música Clássica (148). 

Um dos motivos do recorde ter sido estabelecido é o fato do festival ter abrangência nacional. Até ano passado, apenas artistas baseados na região Sudeste e no Distrito Federal podiam se inscrever. Em 2021, o festival abriu inscrições para músicos de todo o país. 

Com isso, pela primeira vez, estão concorrendo participantes de todas as unidades da federação, do Acre ao Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, nesta ordem, foram os estados com mais inscritos. “Só o fato de gente ter o Brasil inteiro já garante um crescimento expressivo e mostra que o festival está ganhando espaço no Brasil”, diz Thiago Regotto, gerente das rádios MEC AM e MEC FM.

Próximas fases do Festival de Música da Rádio MEC 2021

Na quarta-feira (25), os ouvintes vão finalmente conhecer os finalistas do Festival de Música Rádio MEC 2021.

Das 14h às 15h, a Rádio MEC AM (800 kHz), a TV Brasil, a página de Facebook e o canal de YouTube das duas emissoras vão transmitir ao vivo o evento de divulgação dos nomes, que acontece no Estúdio 2 da TV.

Para celebrar a 13ª edição do Festival, os apresentadores Tiago Alves e Bia Aparecida vão receber músicos que tiveram passagem marcante em edições passadas do Festival.

Sobem ao palco o Quinteto Lorenzo Fernandez, vencedor em 2016 por Melhor Intérprete Música Instrumental; o multi-instrumentista e compositor Pedro Franco, vencedor no ano passado como Melhor Intérprete de Música Instrumental; a dupla Chay e Ivone Torres, finalistas em 2018 na categoria Música Infantil; e o Duo Gisbranco, composto por Bianca Gismonti e Cláudia Castelo Branco, que ganhou o prêmio de Melhor Intérprete Vocal na edição de 2016.

Ao todo, serão 48 finalistas na fase final, metade dos quais correspondem à votação popular, pela internet (seis finalistas em cada uma das quatro categorias). Os demais foram definidos pelo juri artístico.

A partir do dia 25, após o anúncio dos finalistas, os ouvintes poderão eleger os vencedores do Prêmio de Melhor Música Voto Popular nas quatro categorias.

A votação ficará aberta até 25 de setembro, quando os 12 vencedores do Festival serão anunciados no evento de premiação.

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp