19°C
Clear sky

Feteps desafia estudantes com objetivos da Agenda 2030 da ONU

A Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza (Feteps) voltou e está cheia de novidades. O evento, que teve sua última edição realizada em 2018, foi reformulado e as novas diretrizes, apresentadas nesta terça (15), durante uma live, podem ser conhecidas no YouTube. Entre as principais mudanças estão o incentivo a projetos que contribuam para a solução dos desafios da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e a possibilidade de participação conjunta de alunos de  Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais nos trabalhos.  Outras instituições de ensino, brasileiras e estrangeiras, também poderão participar da feira.

“Temos de volta nossa querida feira”, comemorou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. “Quero compartilhar com vocês minha alegria e meu entusiasmo.” Participaram do evento também o coordenador do Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves, e o coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades Araújo. O especialista em empreendedorismo e presidente do Instituto Fazendo Acontecer, José Dornelas, falou sobre a construção de projetos criativos e inovadores.

Uma das novidades da nova Feteps é a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que integram a Agenda 2030 da ONU, para nortear os projetos, que devem ser uma resposta a essas metas. No passado, os trabalhos tinham de se encaixar em um dos 11 eixos temáticos definidos pela organização.

A partir de agora, os alunos serão os protagonistas de sua participação no evento: escolhem sua equipe e orientador e propõem um tema. Diferentemente do que era feito até a última edição da feira, será possível formar times compostos por estudantes de unidades e cursos diferentes e juntar no mesmo grupo estudantes de Etecs e Fatecs.

Para inspirar e ajudar professores e alunos na tarefa de construir soluções inovadoras e apresentá-las na feira, a organização da Feteps lança uma websérie, com oito episódios, no próximo dia 21. Entre os temas a serem abordados estão ferramentas que funcionam como filtros de eficiência para os projetos: Canvas, Golden Circle, Mapa de Empatia, Avaliação de viabilidade pelos princípios da Economia Criativa, Design Thinking, 5W2H e Análise Swot.

Os projetos deverão ser lançados em uma plataforma para serem analisados pela comissão de avaliadores. Os trabalhos selecionados para a feira serão automaticamente transferidos para outro site. Como já ocorreu em 2017 e 2018, a feira será realizada no formato online.

Os três melhores trabalhos relacionados a cada ODS terão a possibilidade de realizar uma apresentação virtual, em formato pitch, para uma banca mista, composta pela equipe da Feteps e profissionais de empresas parceiras.

Conheça o calendário da13ª edição da Feteps aqui.

O post Feteps desafia estudantes com objetivos da Agenda 2030 da ONU apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp