17°C
Clear sky

Goiânia e Aparecida perdem menos água na distribuição que cidades da Europa e da Ásia

Goiânia foi destaque positivo no estudo e configura como a melhor colocada no ranking das capitais brasileiras, com índice de perdas na casa dos 18%. Dentre os municípios mais populosos do Brasil, Aparecida de Goiânia também está em destaque, com 22%, figurando entre os oito municípios classificados como “padrões de excelência” no quesito.

Goiânia e Aparecida de Goiânia, inclusive, apresentam índices de perda de água menores que Londres (28%) e Hong Kong (25%), por exemplo. Além do aspecto econômico, com a redução dos custos operacionais, o intenso trabalho com a redução de perdas também garante a regularidade ao abastecimento no período de estiagem.

Além disso, Goiás é o estado que menos perde água na distribuição em todo o País. É o que revela o estudo do Instituto Trata Brasil. Enquanto a média nacional de perdas de água é de 40%, a Saneago atingiu apenas 27%, sendo a única companhia brasileira com índice abaixo de 30%.

Redução

O estudo foi elaborado com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), com referência ao ano de 2020, e – de acordo com o Novo Marco do Saneamento – a orientação é que estados e Distrito Federal alcancem a marca de 25% até 2033. Com mais de 10 anos de antecedência, Goiás está próximo de atingir a meta.

Os trabalhos de redução de perdas ocorrem em todas as ruas da Região Metropolitana de Goiânia, onde os técnicos utilizam uma haste de escuta e, de porta e porta, verificam se há vazamento de água oculto no ramal que leva água aos imóveis. Com todo este intenso trabalho, consequentemente, o volume que antes era perdido transformou-se em novas ligações, ampliando o índice de atendimento.

Consumo Consciente

A participação da população tem uma importância fundamental no combate às perdas, informando os vazamentos para que as equipes possam, com agilidade, ir aos locais e executar os reparos nas redes. Sempre que identificar um vazamento, o cliente pode entrar em contato pela Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 32699115, site www.saneago.com.br (chat on-line) ou utilizar o aplicativo da Companhia para smartphone.

Para garantir água para todos é essencial que a população também faça o uso consciente da água. Além disso, assim como a Saneago monitora, atentamente, os vazamentos externos, a orientação é que a população realize, periodicamente, testes para verificar vazamentos nos imóveis. Para isso, há uma série de dicas: durante a noite, quando todos forem dormir, feche todas as torneiras e anote os números pretos que ficam no hidrômetro. Quando acordar, verifique se a numeração mudou. Caso tenha alterado, possivelmente há vazamentos na residência.

O post Goiânia e Aparecida perdem menos água na distribuição que cidades da Europa e da Ásia apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp