20°C
Clear sky

Goiânia e Aparecida vacinam pessoas com comorbidades

As pessoas desse grupo precisa levar documentação pessoal e laudos que comprovem a situação de saúde

A Prefeitura de Goiânia e Aparecida iniciam nesta quinta-feira,6, a vacinação contra a covid-19 em pessoas portadoras de comorbidades seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em Goiânia será aplicada a vacina AstraZeneca/Fiocruz, que não precisa ser acondicionada em unidades de saúde como a Pfizer/BioNTech. Em Aparecida será aplicada apenas a AstraZeneca.

Em Goiânia o total de locais para atender esse público, previsto na Fase 1 da estratégia determinada no Plano Nacional de Imunização (PNI) (veja lista abaixo), passa de 12 para 18. No geral, serão 26 pontos de vacinação espalhados pela cidade.

A Secretaria de Saúde segue também com a aplicação da primeira e segunda doses em idosos nesta quinta-feira (6/5), para quem tem nomes com iniciais de J a M, e na sexta-feira (7/5) de N a Z, além de trabalhadores da saúde. O agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas é necessário para trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades. Link para agendamento: https://www.goiania.go.gov.br/agendamento-vacina/.

Para todas as pessoas, a documentação exigida inclui documentos pessoais (RG e CPF)e comprovante de endereço. Para o grupo com comorbidades é necessário apresentar Formulário para vacinação do grupo das comorbidades (preferencialmente) – disponível no site https://bityli.com/l9FqG.  Na impossibilidade de preenchimento do formulário, vale laudo ou relatório médico emitido há menos de 12 meses. Gestantes ou puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) precisam apresentar cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade.

Já em Aparecida, a aplicação da primeira dose da vacina nesse público será feita sem necessidade de agendamento prévio nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, das 8h às 18h.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a imunização ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura: www.aparecida.go.gov.br.  As vagas estarão disponíveis na plataforma a partir de hoje.

Nessa primeira etapa da fase das comorbidades, serão contempladas, de acordo com o quantitativo de doses disponível:

– Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;

– Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos;

– Gestantes e Puérperas acima de 18 anos com comorbidades;

– Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;

– Portadores de deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp