22°C
Overcast clouds

Goiânia terá chuva depois de recorde de calor

A tarde da última sexta-feira do inverno de 2020 foi a mais quente do ano até agora em Goiânia, capital de Goiás. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,7°C de temperatura máxima. O recorde anterior de maior temperatura para o ano de 2020 era de 36,7°C, em 18 de agosto.

Goiânia foi também a capital brasileira mais seca nesta sexta-feira, com umidade relativa mínima durante o dia de apenas 11%.

Além da informações do Climatempo, o Giro Goiás ouviu o Gerente de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo), André Amorim que afirmou que na tarde de ontem a temperatura em Goiânia chegou ao pico de 37ºc, mas a sensação térmica pode ser bem pior.

Ainda de acordo com o Cimehgo, Aragarças, divisa com Mato Grosso chegou a 41ºc e 11% de umidade; Itumbiara chegou a 38,5ºc com 13 de umidade; Cidade de Goiás 386º, 16% de humidade e Cristalina 32,6º c e 15% de umidade.

Goiânia está há exatos 115 dias sem nenhuma gota de chuva. De acordo com as medições da estação meteorológica automática de Goiânia, o último registro de alguma precipitação foi entre os dias 26 e 27 de maio, mas foi apenas um chuvisco com acumulado de 0,2 mm. Durante todo o mês de maio choveu três vezes e o total acumulado foi de 9,4mm.

Na prática, Goiânia não sabe o que é chuva para molhar o chão desde o dia 20 de abril, quando choveu 26,8 mm.

Enquanto os goanienses continuam na secura, na tarde de ontem,19, os moradores de Jataí, no sul de Goiás divulgaram vídeos nas redes sociais da chuva que já chegou por lá.

 

 Previsão de chuva

A população de de Goiânia vai finalmente sentir o frescor da chuva novamente nos primeiros dias da primavera de 2020, que começa no dia 22 de setembro, na próxima terça-feira, às 10h31, pelo horário de Brasília.

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil no próximo fim de semana e o sul de Goiás já poderá ter algumas pancadas de chuva. Mas a chuva deve cair em pequenas áreas e não vai se prolongar por muito tempo.

Para a região de Goiânia, a previsão é que chova a partir da segunda-feira, 21 de setembro. As condições para chuva serão maiores entre os dias 22 e 24 de setembro.

A primavera começa no dia 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília.

 

Foto de Daniel Sales, Goiânia (GO)

 

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp