15°C
Clear sky

Goiás lança Plano de Enfrentamento à Violência contra Mulheres nesta terça-feira

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), lança nesta terça-feira (14), o 1º Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, durante uma live, às 10 horas, no Facebook. O evento contará com as participações do secretário Wellington Matos e de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Conselho Estadual da Mulher (Conem). A transmissão será no auditório da Seds, na Praça Cívica, em Goiânia.

O plano é resultado da construção articulada do Comitê Gestor da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, composto por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da sociedade civil e de universidades, criado em 2019, quando foi instituído o Pacto Goiano Pelo Fim da Violência contra a Mulher, cujo lema é: “Em Goiás, quem agride uma mulher está agredindo um Estado inteiro”.

Diretrizes
De acordo com titular da Seds, o plano se configura como um instrumento sistematizador das ações a serem implementadas em Goiás para garantir o direito de as mulheres viverem sem quaisquer tipos de violência. “Sua finalidade é reduzir a desigualdade de gênero, que se apresenta como uma questão cultural”, explica.

A superintendente da Mulher e Igualdade Racial, Rosi Guimarães, destaca que a violência doméstica e familiar contra as mulheres envolve diferentes dimensões e, por isso, foram eleitos diretrizes e eixos específicos para o plano.

Entre as diretrizes, estão prevenção, sensibilização e educação sobre a violência doméstica como uma questão estrutural e histórica de opressão das mulheres; a formação e capacitação de profissionais para a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher; a investigação, punição e monitoramento da violência doméstica; e a estruturação das redes de proteção e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica nos estados, nos municípios e no Distrito Federal.

Serviço:
Assunto: Lançamento do I Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres
Quando: Terça-feira (14/06) às 10h
Onde: Facebook da SEDS
Local da transmissão da live: Auditório da SEDS, Nº 332 (em frente a Rua 10, Centro) https://www.facebook.com/382937873869584/posts/382937827202922

O post Goiás lança Plano de Enfrentamento à Violência contra Mulheres nesta terça-feira apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp