18°C
Clear sky

Goiás promove encontro sobre os 10 anos da Lei de Acesso à Informação

A Ouvidorias em Rede – Goiás, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), realiza na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 14 horas, no auditório do Tribunal de Justiça de Goiás, o encontro “Dez anos da LAI: uma história que merece ser compartilhada”. De acordo com o superintendente de Participação Cidadã da CGE e atual coordenador da Ouvidorias em Rede, Danilo Borges Carvalho, o evento visa comemorar os dez anos da vigência da Lei nº 12.527/11, Lei de Acesso à Informação (LAI), norma que regula o direito à informação produzida pelos órgãos públicos previsto na Constituição Federal de 1988.

Além da comemoração pelos dez anos de vigência da LAI, o encontro pretende ainda reunir os profissionais que atuam nas ouvidorias para participarem de debates, apresentações e painéis, compartilhando boas práticas e novos conhecimentos sobre produtos e serviços que motivem as ouvidorias a inovarem e ampliarem seus projetos de transparência nos órgãos do poder público estadual. Compõem a programação do evento as seguintes atividades:

Lançamento do Painel de Dados da Ouvidoria do Poder Executivo de Goiás – parceria da CGE e do Instituto Mauro Borges (IMB);Painel “Foco do cidadão: uso da LAI nos Projetos Agentes da Cidadania e Embaixadores da Cidadania” – promovido pela Gerência de Controle Social da CGE;Momento Ouvideia: histórias sobre o acesso à informação que merecem ser compartilhadas – histórias contadas por ouvidores de órgãos e entidades da Ouvidorias em Rede – Goiás;Lançamento do Livro “Lei de acesso à informação: itinerário de pesquisas, legados e perspectivas”.

A Ouvidorias em Rede – Goiás reúne as ouvidorias públicas de diferentes instituições e poderes do Estado e dos municípios goianos, bem como algumas federais com regionais em Goiás. As inscrições para participação no “Dez anos da LAI: uma história que merece ser compartilhada” podem ser feitas no endereço https://controladoria.go.gov.br/10anosdalai.

Números da LAI
De 2019 até abril de 2022, foram registrados no Sistema de Ouvidoria do Estado de Goiás 8.590 pedidos de acesso à informação facultados pela LAI, com um tempo médio de resposta dos órgãos em 13 dias e resolutividade média de 69%. Pesquisa de satisfação realizada pelo sistema com os usuários após a resposta aos seus pedidos aponta nota oito para média desses três anos.

Vale destacar que os números da LAI em 2022, levantados pela Ouvidoria-Geral do Estado, demonstram melhoria na prestação deste serviço público, com tempo médio de respostas da LAI reduzido para 11,5 dias, 74% de resolutividade das situações e nota de recomendação de 8,5 por parte dos usuários.

O post Goiás promove encontro sobre os 10 anos da Lei de Acesso à Informação apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp