20°C
Clear sky

Goiás recebe 20ª remessa com 131.850 doses de vacinas contra Covid-19

Com esse novo carregamento, a 20ª remessa até então, Goiás atinge a marca de 2.401.120 de doses já recebidas

Chegou em Goiânia, na madrugada desta sexta-feira (14/05), mais um carregamento com 131.850 vacinas contra a Covid-19. A remessa é composta de 69.600 doses da CoronaVac e 62.250 da AstraZeneca, que chegaram ao Aeroporto Internacional de Goiânia e de lá foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Com esse novo carregamento, a 20ª remessa até então, Goiás atinge a marca de 2.401.120 de doses já recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano. Imediatamente após conferência da quantidade de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde, o Estado iniciou a distribuição das vacinas para todas as 18 Regionais de Saúde. Depois desta etapa, os imunobiológicos serão repassados aos 246 municípios para que as prefeituras continuem com a execução da campanha em seus territórios.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, os imunobiológicos serão utilizados, em sua integralidade, para aplicação da segunda dose. As vacinas da AstraZeneca serão reservadas para aplicação do reforço em pessoas imunizadas.

Já os imunizantes do Butantan serão usados para possível ajuste do esquema vacinal de pessoas que ainda não receberam a segunda dose em alguns municípios.

Além disso, naquelas localidades em que a situação da CoronaVac para reforço está regular, será permitido utilizar os imunobiológicos para avanço na campanha de vacinação. Neste sentido, os gestores municipais deverão reservar as duas doses, garantindo que o cronograma de imunização dos cidadãos seja completo.

Com o avanço da vacinação, o Estado está em “queda sustentada” nos indicadores da pandemia, com o número de internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em redução há mais de 40 dias. “A aplicação das vacinas avançou e temos números sensíveis que mostram diminuição das internações das pessoas idosas e dos trabalhadores da saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde Goiás, Ismael Alexandrino.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, até a tarde de ontem (13/05), foram aplicadas 1.104.663 unidades como primeira dose. Outras 557.580 vacinas foram para a segunda dose. Com isso, o Estado ultrapassa 1.662.243 aplicações dos imunobiológicos. Até o momento, a maioria das vacinas recebidas pelo Estado são da CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan, que somam 1.317.530 doses. Em seguida vem a AstraZeneca/Oxford, com 1.028.600 imunizantes, e por fim a Pfizer, que segue com 54.990.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp