18°C
Clear sky

Governo de Goiás e Relações Exteriores do Chile promovem Consulado a Distância em Goiânia

Nos dias 8 e 9 de junho, cidadãos chilenos residentes em Goiás poderão regularizar a documentação de seu país de origem durante a realização da 3ª edição do Consulado a Distância – ação coordenada pela Assessoria de Assuntos Internacionais da Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás, em parceria com a o Ministério das Relações Exteriores do Chile.

O evento será realizado no Auditório Mauro Borges (subsolo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira), de 9h às 18h, mediante agendamento prévio, e vai oferecer uma série de serviços necessários para a regularização da documentação de cidadãos chilenos que residem no Brasil. Para se inscrever, é preciso enviar a solicitação para o e-mail: [email protected] informando nome completo, número do RU, telefone e serviço pretendido.

Dentre os documentos mais solicitados nas duas primeiras edições destacaram-se a emissão da identidade, renovação de passaporte e abertura de processo para obtenção de nacionalidade chilena. Fora desta ação itinerante, todo cidadão chileno que precisa regularizar sua documentação necessita ir diretamente à Embaixada de seu país em Brasília para os trâmites processuais.

“Estamos encurtando distâncias para a comunidade que reside na região metropolitana da capital. O objetivo da iniciativa é acolher os cidadãos chilenos que residem em Goiás para que possam fazer uso dos serviços consulares de maneira mais facilitada sem se deslocarem à Brasília.”, explica o assessor especial, Giordano Sárvio Cavalcante de Souza.

Segundo a embaixada do Chile, em comunicado oficial enviado ao Governo de Goiás, reside atualmente em Goiás aproximadamente 220 cidadãos chilenos, estando na capital Goiânia um grupo chamado UNE-Chile-Goiás, que trabalha na organização da comunidade em solo goiano. A expectativa do órgão consular é oferecer 50 atendimentos nos dias de atividade. “No entanto, na nossa última edição, tivemos que ampliar um dia de atendimento para conseguir suprir a demanda”, recorda-se Giordano Sávio.

A 3ª edição do Consulado a Distância acontece após um lapso de dois anos de interrupção devido à pandemia do coronavírus. Sua última edição foi em 2019. O Governo do Estado confere total apoio a esse tipo de iniciativa e abre a oportunidade para que cidadãos de outras nacionalidades possam receber atendimento oficial de seus serviços nacionais.

Serviços oferecidos no Consulado a Distância:

– renovação de documento de identidade e passaporte

– obtenção de chave única

– registro de nascimento, certidão de casamento, de óbito e de antecedentes

– certificado de matrícula consular

– declaração de estado de solteiro

– atos notoriais (autorização de viagem a menor e emissão de poderes)

Serviço:

3ª edição do Consulado a Distância

Data: 8 e 9 de junho (quarta e quinta-feira)

Local: Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (R. 82, 400 – St. Central, Goiânia – GO)

Horário: 9 às 18 horas

Agendamento para atendimento: [email protected]

O post Governo de Goiás e Relações Exteriores do Chile promovem Consulado a Distância em Goiânia apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp