20°C
Clear sky

Governo de Goiás vai investir R$ 12 milhões em sinalização viária de cidades

Projeto Sinaliza Goiás começa pela região do Entorno do Distrito Federal e vai implantar 30 mil unidades de placas e mais de 300 mil metros quadrados de sinalização horizontal

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta quarta-feira (05/05), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), o programa Sinaliza Goiás com investimentos, somente na primeira etapa, de R$ 12 milhões que serão usados para implantar e revitalizar a sinalização viária de 127 municípios goianos. As obras começam na região do Entorno do Distrito Federal (DF).

O lançamento ocorreu na abertura oficial do Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito e que envolve mais de 30 países. “Até o final do nosso mandato, em 2022, todos os 246 municípios estarão 100% atendidos na sinalização de trânsito”, informa o governador.

Caiado celebrou a abertura da campanha de prevenção de acidentes de trânsito e ressaltou o compromisso pessoal que tem com a vida, ao citar que, enquanto médico, já atendeu milhares de acidentados. “Nós precisamos trabalhar, cada vez mais, para educar as pessoas, para que entendam que estão dirigindo um carro e que um carro não pode ser transformado em uma arma. É importante ter respeito pela vida”, assinalou.

O programa Sinaliza Goiás foi desenvolvido pelo governo de Goiás, por meio do Detran-GO, para ajudar os municípios goianos a cumprirem o que estabelece a legislação federal referente à sinalização. Para isso, o projeto que é dividido em etapas, vai adquirir quase 30 mil unidades de placas e implantar mais de 300 mil metros quadrados de sinalização horizontal. As primeiras cidades beneficiadas estão na região do entorno do Distrito Federal (DF), são elas: Abadiânia, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.

“O Sinaliza Goiás, assim como o Movimento Maio Amarelo, simbolizam a convergência de força e objetivos em prol da construção de um trânsito mais seguro e humano para todos os goianos”, defendeu o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva que agradeceu os investimentos e o empenho do governador a cada ano para fortalecer as ações do órgão.

Silva citou dados do Observatório Nacional de Segurança Viária para ressaltar a importância da atuação dos gestores públicos e cidadãos para a paz no trânsito. “Uma pessoa morre a cada 15 minutos vítima de acidentes de trânsito. É bom lembrar que não são apenas números. São pessoas com planos, com filhos, com pais e com amigos. Pessoas que tiveram a vida e os sonhos interrompidos. Não podemos pactuar com essa realidade”, defendeu.

Para o governador, o Sinaliza Goiás promove condições para que as pessoas transitem com segurança e contribui para o processo educativo. “Ao colocar uma faixa na porta de uma escola, hospital, em um cruzamento, cria-se uma cultura para as pessoas entenderem o quanto é importante respeitar aqueles locais. Isso salva vidas”, ponderou.

A sinalização urbana, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é uma atribuição dos municípios, entretanto, diante da falta de estrutura de algumas cidades goianas e de técnicos especializados para o planejamento viário, o Governo de Goiás, sensível às necessidades da população, desenvolveu o programa que sinalizará o Estado de norte a sul, diminuindo o índice de acidentes de trânsito.

Dos 127 municípios atendidos na primeira etapa do programa, 58 serão contemplados com materiais de sinalização viária. O Detran-GO vai adquirir 14.140 placas de sinalização vertical e implantar 144.390 metros de sinalização horizontal. Os outros 69 municípios serão atendidos por empresas terceirizadas. Elas devem implantar 15.630 placas e 157.350 metros quadrados de sinalização horizontal.

O vice-governador Lincoln Tejota frisou que o trânsito, onde há altos índices de letalidade, deve receber atenção. “Temos que construir uma sociedade melhor e um trânsito melhor”, declarou. Ele também frisou a contribuição técnica e apoio governamental aos municípios. “Sabemos que, nos municípios, muitas vezes não se encontra o técnico necessário para fazer a demarcação ou a indicação devida da sinalização de trânsito”.

O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, enalteceu a contribuição do Governo do Estado para a sinalização nos municípios. “Neste momento de dificuldade, toda ajuda é bem-vinda. E o Governo de Goiás lança este programa justamente para melhorar as vias públicas dos nossos municípios”, agradeceu ao lembrar o tratamento diferenciado que a gestão estadual tem dado à região do Entorno.

O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Goiânia, Horácio Mello e Cunha Santos, que representou o prefeito Rogério Cruz, comentou sobre a campanha Maio Amarelo na capital, neste ano, dedicada aos fatores positivos do condutor. “Vamos resgatar situações que o goiano faz muito bem. Só duas cidades no país tem respeito à faixa de pedestre não semaforizada”, destacou ao citar os casos de Goiânia e Brasília.

O deputado estadual Charles Bento parabenizou a atuação do governador no apoio aos municípios para qualificar as vias públicas. “Tenho certeza que, até o final do mandato, todo o Estado de Goiás estará sinalizado”, projetou.

CNH Social

Durante a solenidade, o aposentado Valdenor Rodrigues Chaves foi homenageado pela conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento que recebeu das mãos do governador. Contemplado no programa CNH Social do Governo de Goiás, Chaves obteve gratuitamente a primeira habilitação. “Agora eu quero expandir meu trabalho para o interior. Vou lutar para ver se consigo um carro”, projetou. O homenageado atua em projetos sociais e também é palestrante, atividade em que compartilha suas experiências de vida após um acidente com descarga elétrica em que teve os membros amputados. A jovem Katrim Moura Faria também recebeu o documento das mãos de Ronaldo Caiado.

Até o final do ano, mais de 17 mil vagas serão ofertadas pelo Programa CNH Social. “O Governo de Goiás está qualificando essas pessoas. Isso é um investimento multisetorial. Capaz de melhorar a vida dos beneficiados e a qualidade de vida de todos no trânsito”, avaliou o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp