28°C
Scattered clouds

Governo de SP faz Dia D neste sábado para aplicar 2ª dose da vacina contra COVID-19

O Governo de SP promove neste sábado, 5 de junho, o Dia D para quem perdeu a segunda dose da vacina. A iniciativa, em parceria com municípios, busca imunizar as mais de 403 mil pessoas que não completaram o seu esquema vacinal.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Na capital paulista, o Vice-governador, Rodrigo Garcia, o prefeito, Ricardo Nunes, e o Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, acompanharam a vacinação do senhor Daniel, de 76 anos, morador da zona leste, que estava com a segunda dose da Coronavac em atraso. As prefeituras realizam busca ativa para imunizar todos perderam a data do reforço.

Mais de 5 mil pontos de vacinação no estado ficam abertos das 7 às 18h deste sábado (confira o horário de funcionamento das unidades de saúde do seu município) para a aplicação exclusivamente da segunda dose. Deverão ser vacinadas as pessoas que estão com mais de 28 dias atrasados com relação a doses da Vacina do Butantan e mais de 12 semanas do imunizante da Fiocruz/AstraZeneca.

“Hoje é dia de intensificar a vacinação destas pessoas. Todas as equipes de saúde municipais e estadual estão integradas com este propósito. Não há nenhum problema em tomar com atraso, o importante é ficar totalmente imunizado” afirma Garcia.

“É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. Esta será uma grande mobilização com todos os municípios para buscar as pessoas que ultrapassaram o prazo de tomar a dose dois da vacina. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes”, afirma a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizará recurso aos profissionais de saúde dos municípios para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população. As cidades que eventualmente não tiverem segundas doses atrasadas, poderão utilizar a data e os recursos para atualizar o sistema VaciVida e inserir imunizados que eventualmente ainda não foram registradas.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde desta quinta-feira (3), aponta que 403.323 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes estão com a segunda dose atrasada. O total inclui 139.826 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/AstraZeneca e outros 263.497 referentes à vacina do Butantan (Coronavac).

Com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, o Governo de São Paulo define as remessas de doses necessárias para uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha. Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.

A pasta encaminhou na semana passada 279.815 doses extras de Vacina do Butantan para cerca de 500 cidades. Os imunizantes são exclusivos para a aplicação de segunda dose. Este número foi informado à pasta estadual pelas próprias prefeituras, em consulta realizada aos 645 municípios pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) na última semana.

O post Governo de SP faz Dia D neste sábado para aplicar 2ª dose da vacina contra COVID-19 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp