18°C
Scattered clouds

Governo de SP lança programa de desenvolvimento Viva o Vale no Vale do Paraíba

O Governador João Doria lançou neste sábado (22), em Cruzeiro, o programa de desenvolvimento Viva o Vale. A iniciativa abrange 17 municípios das regiões do Vale Histórico e Vale da Fé e contempla ações para o crescimento econômico e para solucionar as necessidades sociais do Vale do Paraíba.

O investimento será de R$ 120 milhões, o maior já realizado na região pelo Governo de São Paulo.

“Hoje é um dia especial para o Vale do Paraíba. Estamos lançando o Viva o Vale, programa que vai trazer crescimento econômico, desenvolvimento e geração de emprego para a região”, afirmou Doria. “Estes recursos serão colocados imediatamente. Não é um plano para o futuro, é para o presente, é para já”, completou o Governador.

O Vale Histórico abrange os municípios de Areias, Arapeí, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Silveiras, São José do Barreiro. O Vale da Fé inclui Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira.

Durante o evento, foi anunciada a construção de uma UBS em Cruzeiro e de um novo Hospital Regional no município. O hospital começa a atender em janeiro de 2023, com ampliação dos serviços gradativamente. Também houve a assinatura de um autorizo para que a Secretaria de Estado da Saúde realize estudo técnico de reestruturação da saúde da região, ampliando a assistência para a população com foco em alta e média complexidade. Além disso, está em andamento a aquisição de 17 novas ambulâncias para a região.

Na área de infraestrutura, haverá recuperação de 60,8 km de vicinais, além da celebração de convênios para obras de infraestrutura urbana indicadas pelas prefeituras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O programa ainda permitirá a licitação da concessão do aeroporto de Guaratinguetá em julho, no pacote de desestatização dos 22 aeroportos estaduais.

O Governador anunciou também a abertura de unidades do Poupatempo nos municípios de Cruzeiro e Lorena, que vai beneficiar mais de 170 mil pessoas, e a instalação de uma Fatec em Lorena. Haverá ainda novo convênio com o Banco do Povo, com expansão da política de crédito para a região, com a instalação de uma unidade em Bananal.

A região do Vale do Paraíba será integrada ao sistema Detecta de videomonitoramento da Polícia Militar.

No turismo, o foco será na capacitação de atores locais via Arranjo Produtivo Local (APL) e reforço das vocações setoriais de desenvolvimento locais. Na área da cultura, haverá a construção de salão multiuso.

O post Governo de SP lança programa de desenvolvimento Viva o Vale no Vale do Paraíba apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp