37°C
Clear sky

Governo de SP participa de agenda sobre clima com os EUA

O Governador João Doria e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participaram nesta sexta-feira (30) de uma reunião virtual com o enviado especial para o Clima dos Estados Unidos (EUA), John Kerry.

A videoconferência, que contou com a participação de outros seis governadores brasileiros, teve o objetivo de apresentar aos norte-americanos uma série de projetos em favor da mitigação dos impactos das mudanças climáticas, à proteção e recomposição florestal e bioeconomia no estado de São Paulo e outras partes do país, e captar recursos para projetos ambientais prioritários nos territórios.

“Eu acredito que tenha um alinhamento entre o recém anunciado plano de metas do presidente Joe Biden e as iniciativas que temos tomado aqui em São Paulo para melhorar a qualidade de vida dos nossos 46 milhões de habitantes. Nós acabamos de assinar um decreto governamental para integrar a ‘Race to Zero’ e ‘Race to Resilience’, campanhas da ONU para reduzir emissões de poluentes e mitigar efeitos das mudanças climáticas.

Em novembro estaremos presentes na Confederação Climática da ONU (COP 26), em Glasgow, no Reino Unido e tenho certeza que teremos a oportunidade de estarmos juntos neste encontro”, disse Doria.

Por São Paulo, João Doria apresentou material sobre a proteção e conservação da Mata Atlântica do “Vale do Futuro”, programa paulista de fomento ao desenvolvimento sustentável na região do Vale do Ribeira. No início deste ano o governo do estado sancionou a nova lei do ICMS Ambiental, que prevê aumento dos recursos destinados à conservação ambiental, com destaque às Unidades de Conservação (UC). A ampliação da restauração florestal, associada ao fomento de florestas produtivas, permitirá ganhos substanciais para a proteção da biodiversidade, a regulação climática, a geração de empregos e renda e o avanço da bioeconomia.

O Estado de São Paulo atua de maneira alinhada a demais países do mundo no combate aos efeitos climáticos, relembrando a assinatura, em 20 de julho, do decreto em adesão às campanhas Race to Zero e Race to Resilience da Convenção Quadro do Clima da ONU, com o compromisso de apresentar um Plano de Ação Climática Net Zero – 2050 e um Plano de Adaptação Climática do Estado de São Paulo até 2022.

Além de João Doria, participaram da videoconferência o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Maranhão, Flávio Dino; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Pará, Helder Barbalho; e do Piauí, Wellington Dias.

Vale do Futuro

Dos dois projetos apresentados pela região Sudeste, um deles tratou da proteção e conservação da Mata Atlântica no Vale do Futuro, programa estadual na região do Vale do Ribeira e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

Entre os resultados econômicos esperados está a consolidação das cadeias produtivas relacionadas aos produtos da floresta nativa, e também do ecoturismo na região, apontando componentes de mais de 50 outros ramos de atividades locais, no sentido de qualificar a demanda por sustentabilidade.

Benefícios sociais também são aguardados, como o aumento da oferta de oportunidades de trabalho relacionadas à conservação ambiental, garantindo a permanência de povos e comunidades tradicionais nos locais de moradia e trabalho, geração de renda (compra de sementes e Pagamento por Serviços Ambientais – PSA) e melhoria das condições de saúde e de vida dessas comunidades.

Em relação aos resultados ambientais, o objetivo é aumentar os recursos destinados à conservação, destacando as unidades de conservação, maior engajamento da sociedade em defesa das áreas protegidas e ambientes naturais, redução de pressões antrópicas e maior proteção da Mata Atlântica, além da manutenção dos níveis de absorção de CO2 pela conservação/proteção de grandes áreas do bioma mencionado e consequente contribuição à mitigação dos gases do efeito estufa (GEE).

Carta enviada aos EUA

A agenda desta sexta (30) é resultado de uma carta enviada por 21 governadores ao presidente americano Joe Biden em abril deste ano. No documento, os administradores públicos se dispuseram a desenvolver parceiras com os EUA em favor da mitigação das mudanças do clima.

Portfólio de projetos brasileiros sobre mudanças climáticas: https://issuu.com/governosp/docs/mudan_as_clim_ticas.

O post Governo de SP participa de agenda sobre clima com os EUA apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp