21°C
Clear sky

Governo Federal aprova plano que prevê modernização da infraestrutura do Porto do Recife (PE)

A atividade portuária em Recife ganhou mais um incentivo. É que a atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado do Recife foi aprovada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, neste mês. A iniciativa prevê critérios para utilização e exploração de áreas, o que vai proporcionar a modernização do espaço.

Pelo Porto do Recife passam todos os dias toneladas de cargas como açúcar, malte de cevada, milho e até material metalúrgico. Grande polo brasileiro de importação e exportação, o porto movimentou, em 2021, mais de um milhão de toneladas de produtos, 1,96% maior do que o registrado no ano anterior. A alta foi puxada, segundo a administradora das atividades, pelo grande volume de importações.

A legislação determina que os portos devem elaborar e submeter à aprovação do Governo Federal o plano de desenvolvimento e zoneamento. A atualização do atual plano do Recife, feita pela administradora portuária do local, prevê um levantamento geral das áreas existentes ao longo do porto e define um zoneamento com o objetivo de disciplinar a ocupação.

O documento propõe alternativas para o uso de áreas portuárias não operacionais, áreas destinadas ao arrendamento, além de estabelecer o planejamento dos investimentos e de outras especificações que preservam o desenvolvimento harmônico da atividade portuária. A iniciativa também serve como base para a elaboração e implantação do Programa de Arrendamento Portuário.

Porto do Recife

Localizado na parte leste da capital pernambucana, às margens dos rios Capibaribe, ao sul, e Beberibe, ao norte, o porto possui 2,8 mil metros de extensão de cais acostável e seis armazéns internos para mercadorias. O espaço tem a capacidade de armazenar 25 mil toneladas de trigo e milho.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp